#SomosCityFixers: 4 anos de construção coletiva por cidades mais sustentáveis

Coletivo Ocupe & Abrace transformou a Praça da Nascente, em São Paulo. (Foto: O&A)

Ela é o nosso caos, o nosso refúgio, a nossa casa. É nela que construímos e realizamos sonhos, todos os dias. Foi ela que nos trouxe nossos melhores amigos, o primeiro emprego e a perspectiva de novas conexões e encontros.

É a cidade. A minha e a sua. O nosso lugar comum.

Hoje, mais de 54% da população mundial vive em áreas urbanas. Somos 3,7 bilhões de pessoas e a maior parte sofre as consequências de um desenvolvimento urbano insustentável.

Os problemas são cada vez mais complexos e desafiadores, mas há um espaço sem precedentes para a mudança e milhares já estão se apropriando do espírito “vai-lá-e-faz”.

São os CityFixers, pessoas que se importam verdadeiramente com suas cidades e estão mostrando que para mudar uma lógica tóxica é necessário, antes de tudo, vontade, colaboração e muita atitude.

Você, eu, o vizinho, a colega de trabalho, o cobrador do ônibus ou a presidente da multinacional, todos nós podemos e devemos ser agentes de transformação. A mudança é urgente e depende de cada um – em rede somos ainda mais fortes. Em comemoração ao seu 4º aniversário, o TheCityFix Brasil convida grandes CityFixers a contar como transformam o potencial em ações práticas de impacto nas cidades.

 ***

Nossas escolhas refletem quem somos e fazem a diferença na dinâmica das cidades. Podemos escolher: entre ser espectador ou participar, entre esperar acontecer ou fazer a nossa parte para construirmos cidades melhores. Por isso, nossa primeira convidada é Carla Link, do coletivo Ocupe & Abrace, que revitalizou a Praça da Nascente em São Paulo. Convidamos Carla para falar sobre como ações cotidianas impactam o ambiente ao nosso redor e como podemos transformar a cidade a partir de atitudes individuais.

Não podemos mudar uma cidade inteira sozinhos, mas podemos decidir o impacto que teremos sobre ela. A mudança começa nas atitudes de cada um de nós.

Sobre Carla Link

Mestre em Design Estratégico, Carla acredita no potencial colaborativo das pessoas para transformar as cidades em lugares melhores e mais sustentáveis. Em 2012, ela deixou a publicidade, área em que atuara por mais de dez anos, para desenvolver projetos de inovação social a partir do design, trabalhando na construção de estratégias, plataformas e iniciativas para melhorar os sistemas urbanos e a qualidade de vida nas cidades.

Carla faz parte do coletivo Ocupe & Abrace. O grupo acredita que é possível criar cidades mais sustentáveis a partir da ação dos próprios moradores e, por isso, promove ações de revitalização ambiental e cultural na Praça da Nascente, no bairro da Pompeia em São Paulo. De 2013 para cá, a praça se tornou um laboratório de convivência do O&A, o espaço onde a conexão entre as pessoas, a natureza, as águas e o bairro é continuamente construída e reconstruída.