Top 3: os posts mais lidos da semana

3. Novas soluções para velhos problemas: 5 exemplos trazidos no Encontro Metropolis 2015

(Foto: Gerben van Heijningen/Flickr)

Em qualquer cidade do mundo, as pessoas querem viver bem, o que inclui acesso a trabalho, educação, saúde e lazer para todos. Mas, para assegurar esse direito ao menor custo social, é preciso garantir mobilidade urbana sustentável e eficiente.Muitas cidades já assumiram um papel de ‘laboratório’, desenvolvendo soluções inovadoras para os velhos problemas de mobilidade gerados pela lógica do automóvel, Nessa quarta-feira (20/05), Rio de Janeiro, Buenos Aires, Seul, Johanesburgo e Barcelona estiveram lado a lado para apresentar suas boas experiências em avanços nas políticas de mobilidade urbana.

Leia mais →

 

2. A luta para caminhar em cidades-zoológico – parte 1

(Foto: Mariana Gil/WRI Brasil | EMBARQ Brasil)

Todo mundo já ouviu cidades sendo chamadas de “selvas de concreto”. O britânico Desmond Harris inclusive. Mas o renomado antropólogo não concordou com isso. Selvas não são como as cidades, pensou. Animais em selvas não estão em super população; esse problema é da vida urbana moderna, e um bem central. Se você quiser procurar por animais em ambientes lotados, continuou, você precisa buscar no zoológico. E aí ocorreu a ele: “a cidade não é uma selva de concreto – é um zoológico urbano”.

Leia mais →

 

1. Nossa Cidade: a qualificação do espaço a partir da infraestrutura

(Foto: Mariana Gil/WRI Brasil | EMBARQ Brasil)

Calçadas para andar, ciclovias para pedalar e uma via livre para o ônibus passar. Segurança para parar e esperar, enfim atravessar. Sentar e observar, ler um livro, conversar. Viver com calma e sem pressa, na certeza de chegar ou de permanecer. Estática ou em movimento, a vida nas cidades simplesmente acontece. E ela depende basicamente de duas constantes: as pessoas e o espaço.

Leia mais →