Top 3: os posts mais lidos da semana

3. Cidades inteligentes, cidades eficientes: as luzes de Copenhague

Ciclofaixa iluminada em Copenhague (Foto: Spacing Magazine)

Da valorização do uso da bicicleta como meio de transporte à criação do primeiro bairro adaptado às mudanças climáticas, Copenhague é exemplo para cidades do mundo inteiro. A cidade que foi uma das pioneiras na construção de ciclovias agora quer ser também uma das primeiras do mundo a aplicar o conceito de cidade inteligente.

Leia mais →

 

2. Concurso 3 Estações: arquitetos vencedores iniciam semana de aprendizados em Nova York 

O grupo vai explorar diferentes projetos urbanos que deram certo em NY ao longo dessa semana. (Foto: Marcelo Noah)

As representantes dos grupos vencedores do Concurso 3 Estações – Camila Paim, Fabiane Sakai Ito, Fernanda Merces, Carolina Guido Monteiro e Alessandra Mimura – desembarcaram em Nova York essa semana para conhecer boas práticas e projetos urbanos de sucesso que transformaram a Big Apple em um lugar mais acessível e agradável em áreas densas e bem movimentadas. Essa terça-feira (5) foi o ponta-pé inicial de uma semana inteira de aprendizados.

Leia mais →

 

1. Nossa Cidade: o papel do espaço público na vida urbana 

Iniciativa canadense, 21 Ballançoires estimulou a interação das pessoas entre si e com a cidade no espaço público ao instalar balanços que produziam notas musicais. (Foto: Divulgação)

“A vida é a arte do encontro, embora haja tanto desencontro pela vida”, proferiu Vinicius de Moraes ao entender a essência das relações humanas. Partindo do princípio exposto pelo poeta, os espaços públicos são a essência da vida urbana. É neles que ocorrem os encontros que produzem a arte da vida nas cidades.

Leia mais →