Estação indica vagões mais vazios antes do trem chegar

Informação em forma de ‘cor’: paineis LED em verde, laranja e vermelho indicam lotação do vagão antes do trem chegar.

Saber quais linhas passam na estação, itinerários e horários de chegada do transporte faz toda a diferença no dia a dia de quem utiliza o transporte coletivo, porque facilita a vida, né? Informação qualificada e em tempo real é uma prerrogativa para o transporte de qualidade. Embora muitos sistemas no Brasil ainda careçam desse item, exemplos mundo afora provam que pensar ‘fora da caixa’ e inovar para atender as  pessoas com cada vez mais qualidade é possível.

A companhia de trens holandesa NS e ProRail é um exemplo disso. Com uma ideia muito simples, mas extremamente útil, implantou um novo modo de oferecer mais conforto para os passageiros, em especial na hora do rush: uma sinalização colorida que indica os vagões mais vazios do trem que está chegando.

O grande ‘lance’ da ideia é a visualização da informação.

Cerca de dez minutos antes de o trem chegar, um painel LED ao longo de toda a plataforma fica nas cores verde, laranja e vermelha, indicando a lotação do vagão, bem como o número de assentos vazios. Além disso, também indica onde se pode embarcar com a bike ou com cadeira de rodas.

O resultado? Os passageiros não precisam mais se amontoar na hora que o trem chega para embarcar no melhor vagão, uma vez que eles já estarão esperando no lugar certo. Muito melhor! Você já utilizou esse sistema no país da bicicleta? Conte pra gente nos comentários!

Assista ao vídeo para entender:

O processo de criação da ideia, que partiu do desafio da hora do rush, em que passageiros enfrentavam problemas para embarcar nos trens. (Foto: divulgação)

(Foto: divulgação)

(Foto: divulgação)

Fonte