Top 3: os posts mais lidos da semana

3. Como a agricultura urbana pode transformar o cultivo de plantas e alimentos 

(Fotos: Deep Green Permaculture/Reprodução)

Você pode transformar qualquer espaço e fazê-lo prosperar. Esse foi o princípio adotado pelo australiano Angelo Eliade, que transformou o jardim de sua casa em Melbourne em uma verdadeira fazenda urbana. Aliando sustentabilidade e economia, a agricultura urbana pode ser uma solução para os problemas de abastecimento alimentar – e, como mostra a experiência de Eliade, é aplicável em qualquer lugar.

Leia mais →

 

2. Porto Alegre: duas propostas para o Cais Mauá

Duas propostas distintas para o Cais do Porto apresentam desde complexo com shopping center e torres a parque e transferência do muro que hoje separa o patrimônio dos cidadãos. (Foto: Diogo Cristofolini/Flickr)

O pôr do sol no Guaíba, a Usina do Gasômetro e o Cais do Porto são símbolos icônicos da capital do Rio Grande do Sul que leva a palavra porto no nome. Porto Alegre é uma cidade cheia de vida e seu principal patrimônio histórico e cartão postal não deveria ser diferente. No entanto, ele está fechado para visitação desde que a obra teve início, em 2013.

Leia mais →

 

1. Nossa Cidade: como a calçada torna as pessoas mais ativas 

Atividade social e econômica no andar térreo de prédios, escolas e serviços incentivam mais pessoas a caminhar e enchem a cidade de vida. (Foto: Mariana Gil/EMBARQ Brasil)

Sabe aquele hábito de ir pra frente da TV após o dia de trabalho? Pela primeira vez na história, o sedentarismo está reduzindo a expectativa de vida dos brasileiros, que será de cinco anos a menos em média – ele já atinge 48,7% da população adulta e vai aumentar, gerando prejuízos físicos, sociais e econômicos a todos.

Leia mais →