Mobilidade em 1 instante: silhueta geométrica

(Foto: Mariana Gil/EMBARQ Brasil)

Proponho hoje um exercício: suba num prédio alto e observe sua cidade. Preste atenção no horizonte, nos prédios, nas ruas. O que você vê?

O que é uma silhueta de cidade se não formas geométricas organizadas para compor estruturas?

Com o desenho das ruas percorremos o olhar de uma forma para a outra, guiando nosso olhar por esse mapa geométrico.

A diferença mesmo, que transforma uma cidade em algo vivo, são aqueles pequenos pontinhos que você enxerga lá embaixo. Que são tão pequenos que não parecem significativos.

Mas quando se está de volta ao chão, percebemos o volume ocupado por esses pontinhos, que nos cercam e preenchem as ruas. Quando estamos na rua, vemos pessoas por todos os lados e quase não reparamos nos grandes blocos geométricos que estão muito acima de nossas cabeças.

Lá de cima, parecemos muito insignificantes, mas o que seria a paisagem urbana sem esses pequenos “pingos de tinta”, que fogem da forma geométrica simples e dão movimento às ruas? Tudo é uma questão de perspectiva.

***

A série Mobilidade em 1 Instante, do TheCityFixBrasil, é movida pela fotografia. Trazemos imagens que nos inspiram e que permitem uma reflexão sobre a mobilidade e a vida nas cidades. Se você quiser participar, com um texto ou uma fotografia, será muito bem-vindo a bordo! Escreva para nós: contato@embarqbrasil.org