Autoescola prepara condutores para a presença de ciclistas na via

Para conquistar a habilitação, futuros condutores deverão respeitar distância mínima de 1,5m de distância do ciclista. (Foto: Paulo Maciel/Detran-PE/Divulgação)

Você se sente seguro ao pedalar nas ruas? É praticamente regra: infraestrutura insuficiente e deficiente e falta de educação de quem está no volante colocam em risco, diariamente, a vida de quem pedala. Não à toa, mais da metade dos ciclistas brasileiros já sofreu algum tipo de acidente de trânsito.

Mas vamos falar de educação. E se, na formação de condutores, as aulas instruíssem futuros motoristas a lidar com ciclistas nas vias? Numa iniciativa pioneira no país, o Detran de Pernambuco começou a preparar os seus alunos para respeitar a distância mínima de 1,5m da bike. É uma ação inovadora em se tratando de educação para o trânsito.

Os testes práticos para futuros motoristas com a presença do ciclista começaram na semana passada em uma unidade local do Detran. São protótipos de bicicleta com bonecos em tamanho real, simulando a presença do ciclista na via. Para conquistar a habilitação, será preciso respeitar a distância mínima exigida pelo CTB mas, além disso, ter a atenção necessária para não oferecer risco ao ciclista. Gradualmente, o modelo será implantado nas Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans) de Pernambuco, e a exigência passará a vigorar a partir de 1º de julho.

O que você acha da iniciativa? Ela tem potencial para ser efetiva e conscientizar, de fato, os futuros condutores?