Top 3: os posts mais lidos da semana

3. Sustainable Cities Index: as cidades mais sustentáveis do mundo

Frankfurt, na Alemanha: cidade ocupa a primeira posição entre as 50 mais sustentáveis do mundo (Foto: Kiefer/Flickr)

Sete cidades europeias e três asiáticas. Este é o Top 10 com as cidades mais sustentáveis do mundo. A ARCADIS lançou este mês a edição de 2015 do Sustainable Cities Index, com a classificação das 50 cidades mais sustentáveis do mundo. O índice foi calculado pelo Center for Economics and Business Research considerando os fatores sociais (people), ambientais (planet) e econômicos (profit) que fazem uma cidade sustentável.

Leia mais →

 

2. Curitiba cria aluguel de bikes elétricas

(Foto: Divulgação)

Um sistema de aluguel de bicicletas elétricas entrou em testes em Curitiba. Por seis meses, todos os dias, residentes e turistas podem experimentar o novo serviço. A estação fica localizada no Parque Barigui e funciona das 10h às 19h. Se der certo, o projeto poderá ser ampliado para diferentes pontos e parques da cidade com uma licitação.

Leia mais →

 

1. Nossa Cidade: a calçada e seus vários donos

Cada cidade adota um modelo diferente acerca da responsabilidade sobre a calçada. Abaixo, conheça algumas das diferenças e como funciona essa política em algumas localidades. (Foto: Asher Isbrucker/Flickr)

Planejamento, construção e manutenção. Esses são os três passos básicos para garantir o nascimento e a vida longa de uma calçada. Mas calçadas órfãs são frequentemente comuns porque a responsabilidade por essas tarefas não é clara. Vale lembrar que não é um problema exclusivo das cidades brasileiras. A incerteza quanto à guarda do espaço destinado à locomoção dos pedestres é um assunto que ganha força em tempos de trânsito saturado em todo o mundo.

Leia mais →