Social Good Lab 2015: inscreva-se!

Encontro dos participantes na edição de 2014 do Social Good Lab. (Foto: Lucas Bittencourt Muller/Divulgação)

Graças às novas tecnologias e ao potencial criativo, cada vez mais pessoas são capazes de promover mudanças que antes talvez só fossem possíveis via governo e grandes corporações. Foi pensando neste cenário que o movimento Social Good Brasil desenvolveu o Social Good Lab, um laboratório catalisador de ideias com impacto social. O programa, chancelado pela United Nations Foundation, tem como foco pessoas e grupos que lançam mão da tecnologia e das novas mídias para impactar positivamente a sociedade. Desde que foi criado em 2013, o SGL já apoiou 68 iniciativas.

As inscrições da edição deste ano vão até domingo, 19 de abril. Inovadores do Brasil inteiro podem se inscrever, encaminhando um vídeo simples para o site com as proposta e motivações que os guiam para melhorar o mundo.

 

 

Uma vez selecionado, o labber, como são chamados os participantes do programa, viverá quatro meses de intensa troca de experiências e aprendizados com pessoas que fazem acontecer. O Lab conta com a orientação de mentores e especialistas relevantes – entre eles, o consultor Reinhold Steinbeck, pesquisador da Universidade de Stanford –, bem como a colaboração de parceiros, desenvolvedores e designers que os ajudarão a amadurecer suas ideias na prática. Também será oferecida aos finalistas a oportunidade de concorrer a um fundo de investimento.

Na programação do laboratório, destacam-se os encontros de imersão que acontecem em quatro finais de semana. “Queremos criar um ambiente inovador para que iniciativas sociais do Brasil todo possam sair do papel e gerar impacto real”, diz Bárbara Basso, coordenadora do Lab 2015. As metodologias utilizadas para viabilizar essa visão incluem Design Thinking, Start-up Enxuta e Business Model Canvas.

Além do formato “mão na massa”, que permite aos participantes testarem suas iniciativas, os labbers têm a chance de aproveitar ao máximo o ecossistema de empreendedorismo social. “Também conectamos esses inovadores sociais a uma rede de pessoas e organizações que já estão fazendo a diferença”, complementa Bárbara. “Reunimos diversos empreendedores que formam uma rede colaborativa e mantém o contato mesmo depois do término formal do laboratório. Os labbers integram uma comunidade de inovadores que ganha mais membros a cada ano”. O terreno é mesmo fértil: vários projetos das edições anteriores do Lab já são cases de sucesso, com premiações e participação em eventos internacionais.

Inovadores na cidade mais empreendedora do país

Este ano, os encontros presenciais do Social Good Lab serão em Florianópolis, cidade considerada a mais empreendedora do Brasil pelo Índice de Cidades Empreendedoras da Endeavor. Vale ressaltar que o Lab incentiva a participação de inovadores de todo o país, portanto os selecionados que residirem a mais de 500 km de distância dos encontros imersivos poderão se inscrever para receber ajuda financeira para as passagens. Hospedagem e alimentação gratuitas serão oferecidas para todos os participantes.

Aqui você pode conhecer os vencedores da edição de 2014.

Sobre o Social Good Brasil

O Social Good Brasil é um programa que incentiva e promove o uso das tecnologias, novas mídias e do pensamento inovador para contribuir com a solução de problemas sociais. Criado em 2012, o SGB  faz parte do movimento global +SocialGood – chancelado pela UN Foundation.

Mais informações: Facebook, grupoe-mail.