Friday Fun: ações criativas para incentivar a bicicleta desde cedo

Com o Dia Mundial do Ciclista comemorado nesse dia 15, podemos considerar que essa foi a semana de todos os que ciclistas. Ah, toda semana deveria ser, né? A bicicleta é o modal mais querido, saudável e divertido que existe. Mas a ocasião nos inspirou a trazer um Friday Fun mais “fun” ainda, homenageando aqueles que mais entendem de diversão: as crianças.

Futuros ciclistas, pedestres e cidadãos mais conscientes que as gerações passadas, eles vão continuar fazendo as escolhas que vão moldar o futuro das nossas cidades e do Planeta. Uma delas, extremamente importante para a qualidade de vida, é a forma de deslocamento. Como é na infância que aprendemos muito do que forma nossa identidade hoje, impactar os pequenos com palavras e ações em prol da bicicleta pode influenciá-los na vida adulta.

Por isso, nesta sexta-feira nós separamos três ações que foram pensadas especialmente para eles. Se você tem filhos ou crianças na família, pode se inspirar um pouco e levar os pequenos para um fim de semana especial para pedalar. Confira:

Ir de bike desde cedo

O Itaú é responsável pela maioria das bicicletas públicas das capitais brasileiras. Desta vez, eles misturaram as laranjinhas em versão mini no carrossel de um parque em São Paulo ao lado dos carrinhos típicos desse brinquedo.

As crianças que escolheram a bike tiveram uma surpresa que certamente será lembrada pra sempre. Não vamos dar o spoiler, é só assistir o vídeo:

O menino que doou 400 bicicletas na Índia

Se optar pela bicicleta é fazer uma escolha sustentável, quando crianças de uma comunidade carente não têm escolha alguma para percorrer grandes distâncias até a escola, vemos o quão valiosa qualquer ajuda pode ser. De criança para criança, o menino Thomas Hircock, 12 anos, doou mais de 400 bicicletas a uma comunidade indiana para que as crianças pudessem, enfim, ir às aulas – e onde mais elas quisessem.

Tudo começou numa viagem à Índia com o pai, quando então com 12 anos o menino foi impactado pela realidade diferente da dele. Ele se mobilizou com os colegas de escola e doou oito bicicletas ao local. A iniciativa cresceu e tornou-se a fundação Bike Club, que hoje já tem mais de 400 bikes no currículo.

Com bicicletas doadas, crianças passaram a ter um meio de deslocamento para a escola numa comunidade indiana. (Foto: Pondspider/Flickr)

Bike to school day

Numa realidade totalmente diferente da indiana, em alguns países na América do Norte e Europa, o dia 7 de maio é especial no deslocamento ao colégio, pois as crianças são incentivadas a pedalar em grupo. Já pensou se na sua época você tivesse isso? Certamente lembraria sempre e usaria a bike quando mais velho.

Nos Estados Unidos, por exemplo, em 2012 foram mil eventos locais realizados nos 49 estados e no Distrito de Columbia. A iniciativa visa encorajar as crianças a pedalarem à escola com segurança. Sem duvida é o dia mais divertido do ano!

Dia de pedalar pra escola é uma boa ideia para incentivar a pedalada segura para as crianças. (Foto: The Alliance for Biking and Walking/Flickr)