Top 3: os posts mais lidos da semana

3. Afinal, por que as mulheres não pedalam?

(Foto: Claudio Olivares Medina/Flickr)

Tudo bem… nós, mulheres, pedalamos sim. A questão é que ainda somos a minoria dos ciclistas nas cidades latino-americanas. Se os desafios em construir a cultura da bicicleta já são muitos – especialmente ao pensarmos em políticas de uso do solo, infraestrutura e limites de velocidade – criar um ambiente seguro para todos, especialmente mulheres e crianças, é mais desafiador ainda.

Leia mais →

 

2. Nossa Cidade: cinco exemplos de caminhabilidade

Zona exclusiva para pedestres em Copenhague (Foto: City Clock Magazine/Flickr)

Caminhar não é apenas caminhar. Deslocar-se a pé na cidade é, essencialmente, apropriar-se cotidianamente do espaço. É estar no ambiente urbano de forma ativa, percebendo a cidade e os detalhes que dela fazem parte. A escolha por este que é o modo mais democrático de se locomover, no entanto, muitas vezes está atrelada a fatores externos como as condições físicas e sociais dos indivíduos e a existência, ou não, de infraestruturas que facilitem e estimulem essa opção.

Leia mais →

 

1. Como o desenho urbano contribui com o crescimento econômico

(Foto: Jacob/Flickr)

Pense um minuto: como são as ruas do seu bairro, da sua cidade? Em geral estamos habituados a um desenho urbano favorável à passagem dos carros e prejudicial aos pedestres e ciclistas e mesmo às crianças que já não podem aproveitar o espaço urbano em função dos riscos que as altas velocidades praticadas oferecem.

Leia mais →