Londres: caminhões sem equipamento de segurança serão banidos das ruas

(Foto: Getty Images/Reprodução)

A segurança no trânsito é um assunto sério e precisa ser tratada como tal. Para garantir a proteção dos ciclistas, os caminhões que não apresentarem equipamento de segurança agora devem ser banidos das rodovias de Londres.

Desde setembro de 2014, qualquer veículo que pese mais do que 3,5 toneladas precisa ter proteções laterais e espelhos extras para circular. A medida vale para toda a região metropolitana de Londres e prevê multa de até mil libras para quem desrespeitar a nova norma.

A determinação é resultado de uma consulta pública realizada no ano passado, um exemplo de como a participação popular pode gerar resultados positivos para as cidades quando os líderes municipais estão dispostos a ouvir a voz das pessoas. Trata-se de uma norma para salvar vidas, como ressaltado por Boris Johnson, prefeito de Londres, em entrevista a BBC News:

Nós sabemos que grande parte das mortes e acidentes sérios com ciclistas envolvem caminhões e veículos pesados desprovidos dos mais básicos equipamentos de segurança. Esses veículos não são bem-vindos na cidade e, se não se adequarem, serão banidos das ruas. Como resultado, a vida de milhares de pedestres e ciclistas estará muito mais segura.

(Fonte: BBC News)