Infográfico: conheça o PlanMob Joinville

Joinville apresentou o Plano de Mobilidade Urbana Sustentável oficialmente à população em audiência pública nesta quinta-feira, 12 de março. (Foto: Mariana Gil/EMBARQ Brasil)

Joinville, em Santa Catarina, completou uma etapa chave na construção de um futuro mais sustentável, promissor e com qualidade de vida para seus mais de 500 mil habitantes. O Plano de Mobilidade Urbana Sustentável – PlanMob foi concluído e projeta uma cidade orientada pelo fator humano, com mais deslocamentos a pé, de bicicleta e transporte coletivo e menos de carro ou motocicleta. Ele envolve medidas ambiciosas e holísticas a priorização aos modais sustentáveis e o desestímulo ao uso do automóvel particular.

Uma audiência pública realizada na última quinta-feira (12 de março) apresentou o Plano de Mobilidade Urbana à população. O ato precedeu a oficialização do PlanMob Joinville por meio de decreto municipal, a ser assinado pelo prefeito Udo DöhlerAcesse o documento na íntegra.

Redesenhar o futuro da cidade mais populosa de Santa Catarina e que já foi referência em transporte por bicicleta na década de 1970, quando 30% dos deslocamentos eram feitos de bicicleta, significa devolver ao cidadão o direito ao espaço urbano. A expansão urbana não planejada reduziu este índice aos atuais 11%, e os carros e motocicletas correspondem à uma fatia de 40,5% das viagens. Mesmo assim, o transporte coletivo e o não motorizado predominam, como mostra o gráfico abaixo.

Divisão modal em Joinville | Create infographics

 

O PlanMob é fruto de uma caminhada iniciada há um ano, quando a Prefeitura e o IPPUJ – Instituto de Pesquisa e Planejamento para o Desenvolvimento Sustentável montaram a equipe que o tornaria realidade. O processo de construção foi norteado pela metodologia Passo a Passo para a Construção de um Plano de Mobilidade Urbana Sustentável, desenvolvida pela EMBARQ Brasil (produtora deste blog), que foi parceira da cidade com este e outros projetos.

Quem dá vida a uma cidade são as pessoas. O “fator X” do PlanMob foi a população joinvillense, que, de forma colaborativa, participou ativamente do desenvolvimento do plano através de consultas, oficinas e workshops. Essa participação social, bem como os estudos e diagnósticos realizados pelo IPPUJ e pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), embasaram os objetivos, diretrizes e metas do recém-entregue Plano de Mobilidade.

Acesse o documento na íntegra.

Confira o infográfico:

 

a pé | Create infographics