Quatro mulheres líderes “fazendo acontecer” para cidades sustentáveis

No mundo todo, mulheres estão fazendo a diferença para cidades mais igualitárias, inclusivas e sustentáveis! O Dia Internacional da Mulher sauda as mulheres líderes trabalhando para transformar as cidades.

Originalmente publicado em inglês por   no TheCityFix.

 

Oito de março é o Dia Internacional da Mulher. O tema deste ano é “Faça Acontecer”. E é justamente isso que as mulheres fazem, mais do que em qualquer outro lugar, nas cidades. Em cidades de todo o mundo, as mulheres estão trabalhando para melhorar a vida de outras mulheres, seja ao melhorar o acesso a transporte e empregos, tornar espaços públicos mais seguros, melhorar a qualidade ambiental, ou aumentar o volume de suas vozes ao ampliar a representação feminina no governo.

Em homenagem ao Dia Internacional da Mulher e a todas as mulheres que realizam um grande trabalho nas cidades, lembramos hoje estas quatro líderes que trabalham duro para transformar nossas cidades.

Fumiko Hayashi, Prefeita de Yokohama, Japão

Fumiko Hayashi, Prefeita de Yokohama, com o Diretor Geral da UNIDO, Li Yong. Ela tem recebido atenção internacional pelas políticas em educação infantil. (Foto: UNIDO/Flickr).

Em 2009, Yokohama – segunda maior cidade do Japão – teve o maior número de crianças na lista de espera para vagas em creche do país, uma surpreendente barreira para as novas mães em busca de uma colocação profissional. A recém-eleita prefeita, Fumiko Hayashi, estava determinada a garantir que as mulheres não saíssem do mercado de trabalho por essa razão. Em três anos, ela eliminou a lista de espera de creche na cidades através de diversas estratégias, incluindo o apoio do governo para facilidades infantis, a abertura de novos benefícios e melhorias de condições de trabalho para os profissionais da área de educação infantil.

A abordagem da prefeita Hayashi foi tão revolucionária que o Primeiro Ministro Japonês estabeleceu uma meta nacional para eliminar as listas de espera por educação infantil por meio do que ele chamou “Método Yokohama”.

Katherine Gajewski, Diretora, Escritório de Sustentabilidade do Prefeito da Filadélfia

Katherine Gajewski lidera o programa Greenworks, da Filadélfia, para melhorar a saúde e felicidade por meio da sustentabilidade. (Foto: City of Philadelphia)

Desde que o prefeito Michael Nutter foi eleito em 2008 e criou o Escritório de Sustentabilidade do Prefeito, a diretora Katherine Gajewski tem criado mudanças reais para a população através de seu plano ambicioso chamado de Greenworks. O plano está avançado em 98% de cumprimento das metas da cidade para 2016 em energia, meio ambiente, equidade, economia e engajamento. Incluídas neste amplo escopo de trabalho, estão iniciativas destinadas a ampliar espaços públicos com plantio de árvores e hortas urbanas em bairros carentes de cobertura vegetativa.

Tivemos a oportunidade de perguntar Katherine sobre suas ideias acerca de mulheres promovendo mudança nas cidades, e a avaliação dela é inspiradora:

“As mulheres estão fortemente representadas neste campo. Ele está incrivelmente equilibrado, ao contrário de outras áreas relacionadas como a engenharia ou a arquitetura. Tenho sorte em ter várias colegas mulheres atuando em cidades de todo o país. Nós conversamos sobre por que há tantas mulheres na área da sustentabilidade. É difícil afirmar com certeza, mas penso que o fato de ser um tema tão interdisciplinar, que requer trabalho em áreas temáticas e construção de consenso entre as diversas partes interessadas, fala às mulheres. Amo saber que as mulheres estão liderando o processo para fazer das cidades lugares mais saudáveis e habitáveis para estar.”

Tanya Müller, Secretária do Meio Ambiente, Cidade do México

Tanya Müller (centro) lidera o prefeito Miguel Ángel Mancera (direita) e o Secretário de GovernoHéctor Serrano (esquerda) num passeio de ECOBICI na Cidade do México. (Foto: lizabeth Vásquez/Reforma)

Tanya Müller está na liderança por uma Cidade do México mais limpa e habitável. Mulheres são especialmente suscetíveis a problemas cardiovasculares, ósseos e pulmonares advindos da poluição do ar. A secretária Müller é a força por trás do Plano Verde da Cidade do México, uma estratégia multidimensional para melhorar todos os aspectos da saúde ambiental da cidade. Duas iniciativas-chave no âmbito do Plano Verde estão trabalhando para expandir cobertura de telhados verdes na cidade e para aumentar o número de pessoas que utilizam meios de transporte alternativos ao carro. Em 2013, a secretária Müller e sua equipe aumentaram a área total de telhados verdes na cidade para 21.949 metros quadrados, aumentando a qualidade do ar e educando as crianças sobre natureza.

As iniciativas de mobilidade da secretária Müller incluem restrições ao carro baseadas na qualidade do ar, a expansão dos sistemas de ônibus e o investimento no sistema ECOBICI, de bicicletas compartilhadas.  Em particular, esse sistema aumentou o uso da bicicleta pública pelas mulheres, desde 2012, de 2 em 10 para 4 em  10 mulheres.

Ekroop Caur, Diretora de Gestão, Bangalore Metropolitan Transport Corporation (Agência de Transporte Metropolitana de Bangalore)

Ekroop Caur (centro) se reúne a cidadãos no lançamento do da nova rede de ônibus BIG, em Bangalore, 2014. (Foto: BMTC)

A Bangalore Metropolitan Transport Corporation (BMTC), sob a liderança da diretora Ekroop Caur, introduziu recentemente várias iniciativas para melhorar a segurança das mulheres e proativamente encorajar mais mulheres no mercado de trabalho. Ao implantar o embarque separado entre homens e mulheres, câmeras de segurança e botões de pânico em ônibus e estações de ônibus, ônibus só para mulheres nas horas-pico e rastreamento por GPS, Caur ajudou a criar ambientes mais seguros para as usuárias do transporte público da BMTC.

Além disso, o BMTC tem mais de 1,2 mil mulheres condutoras e funcionárias operacionais, incluindo uma conselheira dedicada à resolução dos problemas para as mulheres no local de trabalho. Seminários de sensibilização de gênero são realizados periodicamente para todos os membros da organização. Ao tornar o transporte em Bangalore mais seguro e acessível para mulheres, Caur está criando uma cidade onde mulheres têm maiores oportunidades e independência para viver a vida a que aspiram.

###

Neste Dia Internacional da Mulher, nós dizemos obrigada a todas as mulheres que nos têm inspirado a criar mudança nas cidades. As cidades são o futuro, e as mulheres têm um papel-chave em construi-lo de forma mais sustentável, próspero e igual para todos.