5 mil km de vias para o ônibus passar

Sistemas prioritários ao ônibus estão presentes em 190 cidades no mundo inteiro, Brasil corresponde a um terço de demanda. (Foto: PAC/Flickr)

Em todos os cantos do mundo, 190 cidades entenderam a importância de retirar os ônibus do tráfego misto para garantir mais eficiência, agilidade e confiabilidade no serviço de transporte coletivo. Todos os dias, 31,6 milhões de pessoas são transportadas em nada menos que 4,991 km de vias dedicadas ao modal – número que, felizmente, vem evoluindo com o passar do tempo, como mostra o gráfico abaixo:

Os dados são do BRTData.org, um banco de dados global alimentado pela EMBARQ Brasil (produtora deste blog) que reúne informações de todos os sistemas prioritários ao ônibus – BRT (Bus Rapid Transit), BHLS (Bus with High Level of Service) e corredores dedicados.

A mais recente cidade adicionada ao BRTData é Teresina, no Piauí. O Brasil, inclusive, se destaca por ser o país com maior demanda diária de passageiros (11,6 milhões, um terço da demanda global) e a maior extensão de corredores, com 843 km, como mostra o recurso BRT Panorama. Para ter uma ideia, em termos de demanda o Brasil está à frente da China, com 3,9 milhão de passageiros diários. Em seguida vem a Colômbia, com 3,1 milhões de usuários.

Com base nos dados do BRTData.org, a EMBARQ Brasil elaborou uma apresentação para rápida visualização dos corredores pelo mundo, sua abrangência, demanda e número de cidades nas quais opera. O documento contempla também dados de cidades que planejam a expansão de seus sistemas ou que possuam projetos de implantação. Baixe aqui.

Vale lembrar que, com as recém-lançadas versões em português e espanhol, está ainda mais fácil acessar, comparar e cruzar informações, sob uma série de indicadores, que podem ser utilizadas para fins acadêmicos, jornalísticos ou mesmo por curiosidade.