Ônibus 24h nas ruas de São Paulo

Com a Rede da Madrugada, São Paulo terá ônibus da meia noite às quatro da manhã operando com 15 minutos de intervalo. (Foto: marlise rodrigues/Flickr)

A mobilidade urbana é para todos e na cidade mais populosa do país não poderia ser diferente.

A partir deste sábado (28) em São Paulo, a oferta do transporte coletivo vai acompanhar o ritmo de quem trabalha, frequenta ou precisa ir ou voltar de hospitais, delegacias, bares, casas noturnas e outros estabelecimentos que não têm hora para fechar: é a Rede da Madrugada.

Ao todo, 151 linhas vão operar da meia noite às quatro da manhã. Nos eixos estruturantes das cidades, em faixas de ônibus, serão 50 opções de linhas com intervalos de 15 minutos. Elas vão alimentar outras 101 linhas, estas responsáveis pelo transporte local, dentro dos bairros, e com intervalo de 30 minutos. Algumas delas devem percorrer também trajetos dos trens e metrôs, dentro do possível, e passarão pelas estações de maior movimento. O mapa abaixo mostra a abrangência do programa, em todos os cantos da cidade:

Clique para ampliar. (Mapa: Prefeitura de São Paulo)

Serão atendidos 32 terminais municipais e metropolitanos, e o funcionamento continua igual ao sistema dos horários tradicionais: tarifa integrada pelo Bilhete Único, pagando uma só passagem por trajeto, desde que dentro de três horas.

São Paulo tem 11 milhões de residentes e o número chega a 19 milhões se considerarmos a região metropolitana. A oferta de transporte coletivo 24 horas por dia significa mais acesso a serviços, empregos e entretenimento com mais facilidade e também segurança. Especialmente numa realidade em que, dos 23,5 milhões de deslocamentos realizados diariamente, 41,27% são por ônibus.

Informação em tempo real

A falta de segurança nas ruas inibe muitos potenciais usuários do transporte coletivo à noite. Sem saber a que horas o ônibus chega e quanto tempo leva a espera, fica difícil confiar na sorte.

Por isso, a rede contará com o aplicativo Coletivo da Madrugada. Com informação em tempo real, ele vai fornecer dados sobre qual ponto de ônibus mais próximo do usuário, linhas e itinerários e a localização do ônibus por GPS – informações que estarão, também online. Tudo para facilitar a vida do usuário.

Potencial para inibir acidentes

A Rede da Madrugada pode ter um impacto positivo também na redução de acidentes de trânsito. A Organização Pan-americana da Saúde (Opas) aponta que o Brasil é o quinto país americano em mortes no trânsito relacionas à bebida alcoólica. A cada 100 óbitos, 12,2 poderiam ser evitados. Em São Paulo, esse número chega a 13 – está acima da média nacional. A oferta abrangente de linhas de ônibus em horários de saída de casas de festas, espetáculos, bares e afins diariamente é uma solução para chegar em casa com segurança.

###

Texto adaptado da newsletter Aqui & Agora, da EMBARQ Brasil (produtora deste blog).

Acesse o conteúdo aqui