Uma nova cidade para pedalar

A rota das cidades famosas pelos deslocamentos por bicicleta é bem conhecida, incluindo Amsterdã, Copenhague, Londres, Paris, Dublin. Mas para quem curte pedalar e fora do ‘lugar comum’, aí vai uma cidade pouco popular, da qual muitos até nunca ouviram falar: Vitoria-Gasteiz, na Espanha.

A cidade foi eleita, em 2012, a Capital Verde Europeia por uma série de medidas em prol da sustentabilidade e bem estar a seus habitantes. O planejamento em mobilidade urbana é um aspecto levado a sério, com 99% da população com acesso a serviços básicos a um raio de, no máximo, 300 metros de distância de sua residência. Além disso, mais de 30% da população vive a 1 km do centro da cidade, quase 75% vivem a 2 km, e mais de 95% vivem a 3 km do centro. Isso significa menos deslocamentos motorizados e mais transporte ativo, melhorando a qualidade do ar e reduzindo riscos no trânsito. E não é só isso. Áreas verdes também estão próximas a um raio de no máximo 300 metros das residências. E morar próximo a áreas verdes traz mais felicidade.

O Blog ibikestrasbourg conta, nesse post, que visitou a cidade no ano passado e que a cidade possui hoje 500 mil metros quadrados de área pedestrianizada. É a cidade espanhola onde mais se pedala e menos se dirige. E, claro, elogiou muito a infraestrutura para as bicicletas.

Exemplos de fora sempre são bem vindos, tanto para inspirar nossas cidades (sim, elas podem planejar para um futuro promissor em mobilidade sustentável) quanto para quem, como o TheCityFix Brasil, ama descobrir novos destinos onde as boas práticas já são realidade.

Veja algumas fotos e surpreenda-se também:

Fotos: reprodução/ibikestrasbourg