Duas cidades brasileiras escolhidas para Iniciativa Global para a Segurança Viária da Bloomberg Philanthropies

Duas muheres fazendo a travessia em São Paulo, uma das duas cidades brasileiras escolhidas para integrar a Iniciativa Global para a Segurança Viária da Bloomberg Philanthropies. (Foto: Dê Preferência À Vida)

Todos têm direito a viver, e no trânsito não poderia ser diferente. Mas ele continua a matar 1,2 milhão de pessoas todos os anos, o equivalente à queda de oito aviões Boeing 747 por dia, além de ferir gravemente entre 20 e 50 milhões de pessoas. Se não frearmos esta epidemia, a tendência é que em 2030 ela suba para a quinta posição no ranking global das causas de morte.

Salvar vidas no trânsito é possível. E, para isso, a Bloomberg Philanthropies firmou um compromisso de U$ 125 milhões ao longo de cinco anos por meio da Iniciativa Global para a Segurança Viária, e acaba de anunciar as dez cidades selecionadas de um grupo de 20 para integrarem este esforço. A lista engloba municípios de países de baixe e média renda, e o Brasil é o único país a ter duas cidades contempladas.

As cidades selecionadas são:

1. Acra, Gana;
2. Addis Ababa, Etiópia;
3. Bandung, Indonésia;
4. Bangkok, Tailândia;
5. Bogotá, Colômbia;
6. Fortaleza, Brasil;
7. Ho Chi Minh, Vietnã;
8. Mumbai (Bombaim), Índia;
9. São Paulo, Brasil;
10. Xangai, China.

A Iniciativa é uma oportunidade ímpar que as cidades têm para progredir a segurança no trânsito. No Brasil, Fortaleza e São Paulo registram 679 e 1.347 óbitos no trânsito, respectivamente (DATASUS, 2012). Assim como as demais cidades selecionadas, a partir de março, elas terão assistência técnica de especialistas internacionais em segurança viária. Pelo programa, cada uma delas vai receber uma equipe sênior para atuar em tempo integral com os governos da cidade nas iniciativas de segurança viária por pelo menos cinco anos; assistência técnica abrangente das organizações mundiais líderes em segurança viária; treinamento para policiais e outros relevantes profissionais do município; apoio para a criação de campanhas midiáticas de massa contundentes.

Saiba mais sobre o trabalho desenvolvido pela Rede EMBARQ em parceria com a Bloomberg Philanthropies

 

Salvando Vidas com o Transporte Sustentável from EMBARQ Brasil on Vimeo.