Top 3: os posts mais lidos da semana

3. Despesas com carro ultrapassam salário mínimo

Gastos mensais com automóvel superam salário mínimo brasileiro, mas oneram também a qualidade de vida do usuário e da cidade. (Foto: Zé Carlos Barretta/Flickr)

Os gastos financeiros de quem teve carro no último ano somaram, em média, 13,2 mil reais, o equivalente a quase 17 salários mínimos. A conta, feita pela agência AutoInforme, considera fatores como IPVA, seguro, combustível, desgaste, manutenção e estacionamento de um carro pequeno e seminovo – fora a prestação. Para ter uma ideia bem aproximada, a página “Meu Carro é Um Monstro” é outro recurso que mostra quanto você gasta com seu veículo de acordo com modelo e ano.

Leia mais →

 

2. Antes e depois das ciclovias em Nova York

Relatório mostra que a instalação de ciclovias ajuda a melhorar o trânsito para diferentes modais, inclusive os carros (Foto: Dmitry Gudkov/Flickr)

Um dos argumentos de oposição à implementação de ciclovias e ciclofaixas diz que, seguindo as regras de engenharia de tráfego, as faixas exclusivas para ciclistas aumentam os congestionamentos. A lógica, para quem entoa o discurso, é simples: se há menos espaço na rua para os carros, haverá mais demora nos cruzamentos e, consequentemente, mais congestionamento. A crença, convencional, ainda é corrente em muitas cidades, entre muitos grupos. Mas a história não é bem assim.

Leia mais →

 

1. Sete cidades rumo a um futuro livre da dependência dos carros

Copenhague (Foto: Justin Swan/Flickr)

Repensar a mobilidade, mais do que uma tendência, aos poucos tem se tornado uma diretriz em grandes cidades do mundo. Hamburgo, Helsinque, Madri, Paris – todas caminham em direção a um futuro de ruas com menos carros. O objetivo não é excluir os automóveis como opção de transporte, mas repensar e ultrapassar o caráter vicioso de um sistema de transportes estruturado quase totalmente em torno dos automóveis. Abaixo, conheça os exemplos de sete cidades que começam a enfrentar os desafios postos pela luta contra a dependência dos carros.

Leia mais →