No ar: 10 Anos da EMBARQ Brasil

Esse ano, a EMBARQ Brasil (produtora deste blog) celebra uma década de atuação. O 10º aniversário acontece num importante momento da mobilidade e do desenvolvimento urbano no país. As cidades desenvolvem projetos de mobilidade sustentável, contam com recursos do PAC para torná-los realidade, e estão construindo seus planos de mobilidade, previstos pela Política Nacional de Mobilidade Urbana – uma diretriz para reverter a lógica centrada no carro e transformar a vida de milhões de brasileiros.

A celebração coincide também com os 450 anos do Rio de Janeiro, um parceiro-chave para a concretização das principais atividades dos 10 anos da EMBARQ Brasil, marcadas pela Cúpula de Prefeitos e pelo Congresso Internacional Cidades & Transporte, em setembro.

“Os líderes e as temáticas abordadas nos 10 anos da EMBARQ Brasil vão inspirar nossos prefeitos a pensar em cidades para todos e no desenvolvimento sustentável. Histórias inspiradoras, de gestores públicos que enfrentaram obstáculos poderosos, mostram que é possível fazer já. Porque as decisões de hoje terão impacto no amanhã, na vida destas e das próximas gerações”, explicou Rejane D. Fernandes, diretora de Relações Estratégicas & Desenvolvimento da EMBARQ Brasil.

A partir de agora, você poderá acompanhar, no site oficial, todas as informações sobre estes dois grandes acontecimentos que celebrarão nossa primeira década. Clique aqui para saber mais! 

Cúpula de Prefeitos

Acontecerá no dia 9 de setembro, quando cinco prefeitos visionários de diferentes países, que promoveram mudanças viscerais em suas cidades, vão inspirar gestores municipais do Brasil com histórias de coragem, firmeza de decisões e visão sustentável. Os prefeitos já confirmados são Jaime Lerner (Curitiba), Ken Livingstone (Londres) e Enrique Peñalosa (Bogotá). Joan Clos (Barcelona) e Michael Bloomberg (Nova York) estão em fase de confirmação.

Congresso Internacional Cidades &Transporte

Nos dias 10 e 11 de setembro, abordará seis grandes temáticas que devem se consolidar na agenda política para que as cidades cresçam preparadas para o futuro. São elas: Vulnerabilidade, Resiliência e Adaptação; Políticas Públicas Inovadoras; Transporte Sustentável e Mobilidade; Novas Tecnologias; Desenvolvimento Sustentável Urbano; Equidade Econômica.

EMBARQ Brasil – 10 Anos from embarqbrasil on Vimeo.