Top 3: os posts mais lidos da semana

3. “Precisamos levar a urbanização a sério”: entrevista com Felipe Calderón sobre as cidades e a Nova Economia Climática

Felipe Calderón, presidente da Comissão Global de Economia e Clima, será um dos principais palestrantes no Transforming Transportation 2015 (Foto: World Economic Forum)

2015 é um ano de extrema importância para a agenda do desenvolvimento sustentável em escala global, e as cidades terão um papel-chave nesse processo. As decisões tomadas ao longo dos próximos doze meses vão gerar oportunidades de alavancar o potencial das cidades e a qualidade de vida de bilhões de pessoas em todo o mundo.

Leia mais →

 

2. O papel-chave do setor de transportes para a qualidade do ar nas cidades 

Poluição no horizonte de São Paulo. (Foto: Marlon Dutra)

A cidade é um organismo que depende do movimento de pessoas e cargas para oxigenar sua vida. Mas esta circulação essencial, se mal executada, pode comprometer a qualidade da vida urbana. Por exemplo, a motorização privada individual, responsável por menos de um terço das viagens realizadas nas cidades globais, responde por 73% das emissões de gases poluentes. Tomando por base as emissões por habitante transportado, os veículos particulares geram três vezes mais gases de efeito estufa (GEE) que o transporte coletivo por ônibus. No Brasil, o setor de transportes foi responsável por 46,9% das emissões de CO2 associadas à matriz energética, apenas no último ano.

Leia mais →

 

1. Três cidades brasileiras vencem o Sustainable Transport Award 2015

Rio de Janeiro vem implantando boas práticas em transporte sustentável. Cidade está entre as vencedoras do Sustainable Transportation Award 2015. (Foto: Mariana Gil/EMBARQ Brasil)

O Sustainable Transport Award 2015 (STA) anunciou, em cerimônia em Washington DC na noite de terça-feira (13), pela primeira vez, três cidades vencedoras! E o melhor: são todas brasileiras. O prêmio é concedido a normalmente um só município com projetos inovadores e de destaque no campo do transporte sustentável durante o último ano. Parabéns Belo Horizonte, Rio de Janeiro e São Paulo!

Leia mais →