Cinco exemplos de espaços públicos para cidades mais interativas

Os espaços públicos de uma cidade podem encorajar a interação das pessoas e transformar o ambiente urbano.

O modo como nossos parques, praças e demais espaços urbanos são pensados tem influência direta na forma como as pessoas interagem umas com as outras e com a cidade ao redor. Criar áreas agradáveis e que possibilitem interação entre pessoas e entre pessoas e ambienta muda nossa percepção da cidade e, consequentemente, o modo como a usufruímos.

Abaixo, confira cinco exemplos de espaços públicos que estão ajudando a criar cidades mais abertas e interativas.

Bryant Park, Nova York

bryant park

Próximo à biblioteca pública de Nova York, o parque é um espaço aberto à leitura e ao lazer. As mesinhas e cadeiras que podem ser espalhadas e utilizadas durante os dias de sol são um convite para os visitantes. São mais de duas mil cadeiras móveis disponíveis, uma ideia simples mas que transforma a relação das pessoas com o ambiente em seu entorno.

Cloud Gate, escultura do parque Millenium em Chicago

Um jeito diferente de interagir com a cidade: informalmente chamada de Bean, a Cloud Gate é um marco de Chicago. A superfície espelhada da escultura proporciona uma vista impressionante do horizonte da cidade, e as pessoas podem ver seu próprio reflexo junto aos edifícios ao fundo.

Playground para todas as idades na D Street em Boston

boston playground

Nesse parque, pessoas de todas as cidades podem sentar e se divertir nos balanços espalhados pelo espaço. E não é só isso. O playground de Boston é um exemplo de lugar onde as pessoas podem se reunir para conversar, ouvir música ou apenas matar tempo na cidade.

Mojo Robot, San Pedro

Mojo,_San_Pedro,_California_2007

O nome do robô é Mojo e ele interage com as pessoas lançando feixes de luz aleatoriamente sobre os transeuntes. O caráter interativo do robô atrai os pedestres, que se aproximam para ver os feixes. Um exemplo de arte urbana em que a tecnologia vai ao encontro das pessoas.

Village Building Convergence 2014

Na cidade de Portland, nos Estados Unidos, o evento chamado de Village Building Convergence convida os moradores a participar de forma ativa no desenvolvimento da cidade. A proposta é que as pessoas trabalhem juntas para conhecer melhor a própria vizinhança e, de forma coletiva, ajudar a melhorar o lugar onde vivem.

(Fonte: This Big City)