O TheCityFix Brasil vai com a mobilidade em 2015

Que 2015 abra caminho para uma mobilidade urbana mais sustentável e cidades brasileiras mais humanas e com qualidade de vida! (Foto: Mariana Gil/EMBARQ Brasil)

O ano de 2014 foi movido por expectativas, desafios e boas notícias no TheCityFix Brasil! Foi ano de Copa do Mundo, de incertezas em relação a grandes obras públicas e de eleições acirradas. Apesar das previsões pessimistas, vimos muitas cidades avançarem em mobilidade e desenvolvimento urbano. 

Você, leitor, também teve um papel importante para disseminar práticas inspiradoras e contribuir com o diálogo da mobilidade urbana, seja lendocompartilhando ou colaborando com o blog! Foram várias boas notícias e trazemos os grandes destaques. Mas sabemos que para superar desafios e seguir avançando, precisamos políticas públicas fortes aliadas à cada atitude individual, por menor que seja, tomada com foco na coletividade, para impactos transformadores no todo. 

Cidades brasileiras ganham mais sistemas prioritários ao ônibus

MOVE, em Belo Horizonte, foi lançado em março e transporta, hoje, 480 mil pessoas. (Foto: Mariana Gil/EMBARQ Brasil)

Brasília, Belo Horizonte e Rio ganharam novos sistemas de transporte coletivo de alta capacidade e qualidade: o Expresso DF Sul, o MOVE e o TransCarioca, respectivamente. O BRTData.org, banco de dados global dos sistemas prioritários ao transporte coletivo por ônibus também foi totalmente renovado, e é possível saber dados, interagir mas também ver a identidade dos sistemas mundo afora graças a novas funcionalidades.

Paulistanos ganham infraestrutura massiva em ciclovia

(Foto: Mariana Gil/EMBARQ Brasil)

Na principal avenida da cidade, só se fala nisso: a ciclovia da Av. Paulista começa a ser construída dia 5 de janeiro! Nesse ano, São Paulo ousou ao tirar espaço dos carros e devolve-lo às pessoas, com a instalação de parklets e a reformulação do seu Plano Diretor dando prioridade à escala humana. A metrópole implementou 140 km de ciclovias em 2014 e já possui um total de 130 km de faixas prioritárias ao ônibus. Também foi anfitriã da maior Virada da Mobilidade do país e do Seminário Modelos de Concessão de Transporte Urbano por Ônibus, que reuniu especialistas e lideranças municipais para discutir a problemática latente que definirá o futuro do serviço. Outras cidades também estão investindo no transporte sustentável por bicicleta, como também mostramos aqui

Mais sustentabilidade em planos e projetos de mobilidade

Joinville trabalha para implementar a mobilidade sustentável. (Foto: Mariana Gil/EMBARQ Brasil)

Cidades como Juiz de Fora, Joinville, São José dos Campos e Londrina também deram exemplo. Os municípios firmaram compromisso com a sociedade e estão desenvolvendo seus planos de mobilidade baseados nas necessidades reais de seus residentes, por meio do programa Do PAC ao Plano. Ao longo do ano, foram realizados encontros estratégicos de definições de ações para uma execução bem sucedida dos projetos.

Novos caminhos para cidades brasileiras mais sustentáveis

Clique para abrir o arquivo.

Felizmente, um número de cidades brasileiras está em transição para um desenvolvimento urbano e mobilidade sustentáveis, e a EMBARQ Brasil (produtora deste blog) lançou cinco publicações gratuitas para apoiá-las.

Organizações reconhecem importância de disseminar desenvolvimento e mobilidade urbana sustentáveis

Paulo Fraga, diretor de marketing da Fetranspor, entrega trófeu para Maria Fernanda Cavalcanti, coordenadora de Comunicação da EMBARQ Brasil e editora do TheCityFix Brasil. Blog conquistou prêmio na categoria Promoção. (Foto: Mariana Gil/EMBARQ Brasil)

As histórias contadas no TCFB levaram o blog à conquista do TopBlog e do Prêmio Bienal de Marketing da ANTP, que reconheceu ações de promoção à Política Nacional de Mobilidade Urbana. A legislação aponta caminhos para cidades mais sustentáveis e foi o Norte de diversas publicações lançadas pela EMBARQ Brasil (produtora deste blog) em 2014, com o objetivo de incentivar um desenvolvimento urbano mais compacto, conectado e coordenado.

TheCityFix Brasil e Velô, juntos!

Equipe de comunicação da EMBARQ Brasil celebra a parceria com a revista Velô.

Ah, nosso blog transcendeu o espaço virtual e ganhou páginas reais neste ano, numa colaboração exclusiva com a revista Velô!

 

Fechamos o ano com a certeza de que muitos municípios já estão trilhando, ou iniciando, um caminho mais sustentável. Em 2015, o trabalho continua com a vontade de transformação renovada!

 

Luísa Zottis também colaborou com este post.