Madrid vai banir carros do centro em 2015

Porta do Sol, na região central de Madrid, será mais caminhável graças a proibição de carros no local. (Foto: Alexandre Tarrask/Flickr)

Em terras espanholas, o ano de 2015 será brindado com um ambiente mais habitável. A partir da virada o ano, os carros perderão o direito de circular pelas ruas centrais de Madrid. A medida é parte dos esforços do plano de mobilidade sustentável da capital, cuja meta é reduzir um terço das viagens individuais motorizadas da cidade.  O plano é ambicioso, e um passo largo como este é fundamental para a construção de um centro humano, com menos poluição e mais liberdade para que as pessoas possam circular com segurança e tranquilidade.

Com a restrição, apenas moradores cadastrados poderão trafegar de carro. Caminhões fornecedores do comércio local também poderão entrar. A má notícia é que as motocicletas ainda estão permitidas. Aos motoristas de carro que ignorarem a nova regra pagarão multa de cerca de R$ 300.

De todo modo, a restrição é importante porque a ocupação média dos automóveis na cidade é de 1,1 pessoa e as viagens individuais motorizadas ainda são altas: na ida e volta ao trabalho representam 75%. Os benefícios se estendem não apenas aos habitantes, mas turistas. No centro de Madrid ficam importantes pontos turísticos como a Plaza Mayor e a Porta do Sol, onde está o marco zero.

Nós já falamos sobre o plano de mobilidade de Madrid, você lembra? Entre suas medidas, também estão a ampliação de áreas pedestrianizadas em 25%, vias dedicadas ao transporte coletivo por ônibus, tempo limitado de estacionamento para os carros e aumento da frota de bicicletas elétricas públicas.

Estamos na contagem regressiva e muita expectativa para que boas notícias como esta, no Brasil e no mundo, aconteçam no ano que chega!