Top 10: os posts mais lidos de 2014

Para nós, do TheCityFix Brasil, este ano foi inspirador. Vimos iniciativas no Brasil e fora dele de cidades, coletivos, organizações – pessoas – que foi difícil escolher um grande exemplo que simbolize tudo isso. Por isso, trazemos a lista dos dez grandes ‘hits’ de 2014 aqui no blog. Obrigada, CityFixers! Cada post lido e compartilhado é uma ideia passada adiante. Sobre cidades melhores pra viver, transportes mais eficientes e sustentáveis e uma nova maneira de pensar a lógica urbana. Que 2015 traga ainda mais bons exemplos e novas realidades! Confira, agora, os posts mais lidos do ano:

 

10. LONDRES TESTA TECNOLOGIA INOVADORA NA TRAVESSIA DE PEDESTRES

Um amontoado de pedestres aguarda o semáforo fechar para, enfim, atravessar a rua. Alguns, mais apressados, arriscam a vida entre um carro e outro. Muitas vezes, a quantidade de gente esperando é superior à de veículos no tráfego.  A cena é comum nos centros urbanos cujas vias foram projetadas para priorizar os carros e não os pedestres. Em resposta a esta realidade, Londres está desenvolvendo uma tecnologia que traz mais segurança para quem está a pé.

Continue lendo

 

9. EMBARQUE NO BRT MOVE COM O THECITYFIX BRASIL!

É manhã de sábado, 8 de março, quando Belo Horizonte dá o pontapé inicial para transformar a vida dos usuários de transporte coletivo. O MOVE, primeiro sistema BRT – Bus Rapid Transit da cidade, entrou em operações com o corredor Cristiano Machado, que conecta a estação São Gabriel à área central da cidade, em cerca de 7 km. O TheCityFix Brasil esteve na cidade para participar da viagem inaugural e conta  tudo pra você!

Continue lendo

 

8. FAZENDA URBANA: UM EXEMPLO DE SUSTENTABILIDADE VINDO DE TÓQUIO

Uma construção verde chama a atenção em Tóquio. Em meio ao centro financeiro da cidade, um prédio abriga 4 mil metros quadrados de área verde. As plantas estão tanto na fachada quanto na parte interna, e delas vêm frutas, legumes, hortaliças e até o suco que os funcionários bebem.

Continue lendo

 

7. THECITYFIX BRASIL 3 ANOS – CONCURSO CIDADE EM 1 INSTANTE: ENVIE SUA FOTO E CONCORRA A UMA VIAGEM!

 

É dia de festa! Hoje, 26 de maio de 2014, o TheCityFix Brasil completa 3 anos de histórias, exemplos e curiosidades sobre mobilidade e desenvolvimento urbano sustentáveis. Nesse tempo, vimos que as cidades impactam diretamente no modo como crescemos e nos desenvolvemos. Os espaços urbanos nos proporcionam, todo os dias, diferentes encontros e experiências – que podem ser registrados em um único momento, como acompanhamos na série Mobilidade em 1 Instante.

 Continue lendo

 

6. TRÊS CIDADES BRASILEIRAS PARA PEDALAR

Quando pensamos na cidade ideal pra pedalar, é normal que nossa mente cruze oceanos e viaje para Copenhague, Amsterdã ou Barcelona, entre tantas outras cidades-referência em bicicleta. Ciclovias e medidas de priorização ao ciclista inspiram e ensinam outras cidades ao redor de todo o globo terrestre. O que muitos talvez não saibam é que aqui mesmo, no Brasil, alguns municípios já adotam boas práticas e enxergam a bicicleta como premissa para cidades mais igualitárias, seguras, saudáveis e habitáveis.

Continue lendo

 

5. NOVAS TECNOLOGIAS E TRANSPORTES INTELIGENTES NO SÉCULO 21

Nesta semana, iremos para o mundo virtual das novas tecnologias. Como as informações digitalizadas nos transportes podem contribuir para um melhor planejamento, e como a combinação delas com tecnologias mobile podem revolucionar a interação das pessoas com os sistemas de transporte. Apertem os cintos, o texto é uma viagem ao futuro que já vivemos. Não tenha medo se parecer ficção, o final da história é feliz!

Continue lendo

 

4. NO MEU QUINTAL, NÃO!

São Paulo está passando por mudanças. Muitas ao mesmo tempo e algumas bem profundas, que pisam nos calos do paradigma conservador que a cidade cultiva com tanto orgulho. E enquanto muitos aplaudem, muitos outros vaiam. Às vezes nem por oposição estrutural, mas apenas pelo receio da mudança na sua confortável realidade. No mundo do planejamento urbano, há um nome para isto: NIMBY.

Continue lendo

 

3. O TRÂNSITO DE SÃO PAULO TEM SOLUÇÃO?

Todos os dias são realizadas 26 milhões* viagens motorizadas na capital paulista, sendo 64% delas de carro. A frota de automóveis passa dos sete milhões em São Paulo, onde mais de metade da população utiliza o transporte coletivo diariamente. O espaço viário é outro problema: nos horários de pico, o espaço das ruas paulistas é ocupado majoritariamente por carros: 78,5%, com média de 1,4 pessoa por veículo. As motos respondem por 7,5%. Aos ônibus de linha, que levam a maioria da população, sobram míseros 0,6% do espaço.

Continue lendo

 

2. ONDE AS PESSOAS ESTÃO PEDALANDO?

O Strava é um aplicativo que permite a atletas em todo o mundo a experiência de uma prática de exercícios social – compartilhando e comparando tempos e competindo uns com os outros via celular. Atualmente focado nas necessidades de corredores e ciclistas, o aplicativo criou uma nova ferramenta: você acompanha o trajeto pelo celular, e o app analisa e quantifica seu desempenho. Depois, é possível compartilhar e comparar com os dados dos amigos.

Continue lendo 

 

1. CICLISTAS SÃO MAIS LEGAIS E INTELIGENTES QUE AS OUTRAS PESSOAS

Quem adota a bicicleta como estilo de vida desenvolve uma nova percepção de cidade e do próprio corpo; ganha saúde e ainda tem o privilégio de sentir a brisa no rosto a cada pedalada. Mas não é só isso: um estudo recente mostra que estas pessoas também são consideradas mais inteligentes, legais e caridosas.

Continue lendo