Top 3: os posts mais lidos da semana

3. EMBARQ Brasil lança DOTS Cidades – Manual de Desenvolvimento Orientado ao Transporte Sustentável

DOTS Cidades: manual reúne diretrizes que mostram como o desenvolvimento orientado ao transporte pode ajudar a melhorar a qualidade de vida nas cidades.

O desenvolvimento orientado ao transporte (DOT) pode ajudar a controlar a urbanização, muitas vezes rápida e desenfreada, que acomete muitas cidades. Por meio de um planejamento estratégico que incentiva o uso misto do solo com áreas residenciais e comerciais, acesso ao transporte público e variedade nas opções de mobilidade, é possível criar comunidades urbanas mais sustentáveis e agradáveis para viver.

Leia mais →

 

2. Lançamento do guia “Passo a Passo para a Construção de um Plano de Mobilidade Urbana”

EMBARQ Brasil lança publicação com o passo a passo dos planos de mobilidade urbana.

A matéria-prima chave de qualquer plano de mobilidade urbana – o elemento que será a base do planejamento do futuro das cidades – somos nós: as pessoas. Esse foi o foco do painel Planos de Mobilidade Urbana: Planejando para as Pessoas, realizado durante o Seminário Mobilidade Urbana Sustentável – Práticas e Tendências e também a ocasião para o lançamento do guia Passo a Passo para a Construção de um Plano de Mobilidade Urbana, produzido pela EMBARQ Brasil, produtora deste blog.

Leia mais →

 

1. A arrogância do espaço

(Imagem: Mikael Colville-Andersen/Copenhagenize)

De modo geral, a distribuição do espaço viário entre os diferentes modais costuma ser bastante desigual. Enquanto os carros, em sua maioria levando apenas uma pessoa, ocupam a maior parte do espaço das vias, ônibus, ciclistas e pedestres ficam espremidos no restante. Esse desequilíbrio fica ainda mais evidente quando olhamos as ruas de cima. Mikael Colville-Andersen, fundador do Copenhagenize, organizou uma série de imagens de cruzamentos movimentados em Paris, Calgary e Tóquio que ilustram essa divisão de forma clara.

Leia mais →