Inscrições abertas: Lee Schipper Memorial Scolarship para jovens inovadores

A bolsa Lee Schipper Memorial Scholarship para Transporte Sustentável e Eficiência Energética é concedida anualmente a dois candidatos extraordinários para honrar o legado do Dr. Leon J. Schipper, na foto acima, cofundador da EMBARQ. (Foto: EMBARQ)

Publicado originalmente em inglês no TheCityFix

Você quer ter a oportunidade de catalisar a mobilidade urbana sustentável, voltada às pessoas? A bolsa Lee Schipper Memorial Scholarship, voltada à pesquisa científica neste campo, vai transformar ideias em realidade. A família Schipper e a EMBARQ, o braço de transporte sustentável do WRI Ross Center for Sustainable Cities, do World Resources Institute, têm o prazer de anunciar que estão abertas as inscrições para a bolsa Lee Schipper Memorial Scholarship for Sustainable Transport and Energy Efficiency.

Concedida em conjunto pela Família Schipper e pelo WRI, a bolsa de estudos vai premiar dois candidatos extraordinários com dez mil dólares cada para avançar em pesquisas transformadoras em transporte eficiente e sustentável. O Dr. Leon J. Schipper, cofundador da EMBARQ, dedicou sua vida profissional ao uso eficiente da energia em mobilidade. Como físico e pesquisador internacional e música, Lee era um gigante do campo da eficiência. Essa bolsa de estudos celebra sua visão e contribuição para desafiar o senso comum para o campo.

Os primeiros bolsistas, Sudhir Gota e  Fei Li, pesquisaram sobre o consumo de diesel na Índia e políticas de estacionamento, respectivamente, o que culminou em apresentações na conferência Transforming Transportation (TT), em janeiro de 2014. Já os bolsistas deste ano, Erik Vergel-Tovar e Madeline Brozen, vão apresentar a relação entre o BRT (Bus Rapid Transit) e o ambiente ao redor, e o desenho urbano sustentável, respectivamente, no próximo Transforming Transportation, em janeiro de 2015.

Sobre a Bolsa

A Bolsa tem como objetivo expandir as contribuições para a pesquisa e o diálogo acerca do transporte sustentável e eficiência energética, com ênfase especial em contribuições iconoclastas, que tenham resultados claros, transformadores e contribuem para mudanças mensuráveis. Propostas são bem vindas de todos os estágios que nutram o diálogo político incluindo: coleta de dados e qualidade de dados, diagnóstico por meio de análise de dados (qualitativo e quantitativo), análise e avaliação de políticas e análise comparativa interdisciplinar e internacional.

Quem é elegível?

Não há restrições geográficas para a Bolsa, portanto jovens pesquisadores e estudantes de todas as nações são elegíveis. Atenção: inscrições devem ser submetidas em inglês, embora os trabalhos possam ser realizados em outras línguas conforme a necessidade. A Bolsa define um jovem pesquisador como alguém que tenha concluído um mestrado ou um Ph.D em no máximo cinco anos e não seja mais velho que 35 anos no momento da inscrição.  Os seguintes critérios serão avaliados para inscrição:

  • Consistência com as contribuições de Lee Schipper
  • Alinhamento com a ideia de transporte sustentável e eficiência energética
  • Criação de resultados inovadores e transformadores (impacto real)
  • Aplicabilidade da pesquisa (oportuna, realista)
  • Candidato (afiliação, experiência, contribuições prévias, referências)

Como se inscrever (hoje!)

A primeira fase de seleção exige a expressão de interesse, a ser enviada até o dia 10 de janeiro de 2015. Candidatos interessados podem saber mais sobre o processo nas orientações da Bolsa e começar sua inscrição aqui. Desta primeira fase, dez candidatos serão escolhidos para a próxima seleção. Eles serão notificados dia 20 de fevereiro, quando uma proposta de pesquisa mais detalhada será requerida. Os selecionados finais serão conhecidos em junho de 2015.

Comentários?  Dúvidas?  Escreva para schipper.memorial@embarq.org.