Conheça os ganhadores do Concurso 3 Estações

Equipes vencedoras do Concurso 3 Estações celebram junto a EMBARQ Brasil e USP Cidades. (Foto: Mariana Gil/EMBARQ Brasil)

Três estações de trem, um objetivo: aprimorar a microacessibilidade a pedestres, ciclistas e usuários do transporte coletivo. Iniciativa do USP Cidades e EMBARQ Brasil, o Concurso 3 Estações anunciou os grandes vencedores na noite de terça-feira (2/12). Os arquitetos e arquitetas que submeteram as melhores ideias para os entornos das estações Berrini, Vila Olímpia e Santo Amaro vão a Nova York para conhecer de perto, em visita técnica, os princípios do design ativo, que inspiraram o concurso.

 

Equipe vencedora da Estação Berrini. (Foto: Mariana Gil/EMBARQ Brasil)

“Vencer este concurso é uma sensação muito boa”, disse o primeiro grupo colocado da Estação Berrini, liderado por Carolina Guido Monteiro. Ela conta que os quatro integrantes vivenciam a realidade da estação diariamente. “Estamos observando há algum tempo o funcionamento dos entornos da Berrini e nossas ideias já estavam maturando”. Sobre a ideia vencedora, o grupo explicou que é constituída por fases. “Começa com pequenas intervenções lúdicas e com pinturas no espaço urbano, para que a população se acostume gradualmente ao novo desenho da região. A segunda fase engloba intervenções físicas. Queremos tornar o local um polo catalisador de melhorias para a cidade inteira”, finalizou o grupo.

Equipe vencedora da Estação Berrini. (Foto: Mariana Gil/EMBARQ Brasil)

Os primeiros colocados da Estação Vila Olímpia, liderados por Carina Tiemi Fujimoto Oshita, acreditam que espaços humanos, voltado a pedestres, têm poder transformador do espaço urbano. “O tema do concurso foi muito motivador para elaborarmos a proposta, por nossa identificação com a mudança na cidade”, disse o grupo. “O espaço urbano está mudando. A promoção de ideias voltadas à melhoria da vida das pessoas, veio ao encontro do nosso objetivo. Nós, autores da ideia, somos usuários do espaço públicos, assim como a população, o que foi instigante”. O grupo explica que sua principal ideia foi criar uma área com foco no pedestre. “O espaço, na prática, já é do pedestre, mas precisa ser remodelado para oficializar isso”, finalizou o grupo.

Dupla de arquitetos ganhou o prêmio em “dose dupla” ao conquistar segunda colocação com projetos para as estações Santo Amaro e Vila Olímpia. (Foto: Mariana Gil/EMBARQ Brasil)

(Foto: Mariana Gil/EMBARQ Brasil)

(Foto: Mariana Gil/EMBARQ Brasil)

O Concurso 3 Estações tem parceria da Plataforma Conexões Rio Pinheiros e é patrocinado pela Caterpillar Foundation.