10 anos de construção conjunta com e para as pessoas

Equipe da EMBARQ Brasil celebra término do Seminário Mobilidade Urbana Sustentável: Práticas e Tendências.

A essência do origami está na simplicidade que encanta. É uma arte que requer habilidade e conhecimento para tornar reais formas criadas na imaginação. Por isso a EMBARQ Brasil (produtora deste blog) o escolheu para simbolizar seu aniversário de 10 anos. Uma história de técnica e humanismo, de trabalho com e para as pessoas. “Com expertise e engajamento, junto a nossos parceiros, estamos tornando realidade o transporte sustentável”, celebrou a diretora de Relações Estratégicas e Desenvolvimento da EMBARQ Brasil, Rejane Fernandes. Ela apresentou, durante o encerramento do Seminário Mobilidade Urbana Sustentável: Práticas e Tendências, realizado dias 2 e 3 de dezembro em São Paulo, os dois grandes eventos que vão ocorrer no Rio de Janeiro em 2015 para fortalecer ainda mais este caminho. Ao lado das cidades, dos parceiros, das organizações. Das pessoas.

Os 10 anos da EMBARQ Brasil acontecem num importante momento do país. As cidades brasileiras vêm desenvolvendo projetos de mobilidade urbana sustentável, contam com recursos do PAC para torná-los realidade, e estão desenvolvendo seus planos de mobilidade urbana, previstos pela Política Nacional de Mobilidade Urbana, uma chance de reverter a lógica centrada no carro para as pessoas. A celebração coincide também com os 450 do Rio de Janeiro, que é um parceiro-chave para a concretização deste evento.

A Cúpula de Prefeitos “Cidades do Futuro” acontecerá no dia 9 de setembro. Seis prefeitos visionários de diferentes países, que promoveram mudanças viscerais em suas cidades, vão inspirar prefeitos locais com histórias de coragem, firmeza de decisões e visão sustentável. Os prefeitos convidados à Cúpula são Jaime Lerner (Curitiba), Ken Livingstone (Londres), Joan Clos (Barcelona), Michael Bloomberg (Nova York), Enrique Peñalosa (Bogotá) e Lee Myung-bak (Seul).

O Congresso Internacional Cidades & Transporte, nos dias 10 e 11 de setembro, aborda seis grandes temáticas que devem se consolidar na agenda política para que as cidades cresçam preparadas para o futuro. São elas: Vulnerabilidade, Resiliência e Adaptação; Políticas Públicas Inovadoras; Transporte Sustentável e Mobilidade; Novas Tecnologias; Desenvolvimento Sustentável Urbano; Equidade Econômica.
Ambos os eventos serão realizados na Cidade das Artes, na capital carioca.

Rejane Fernandes apresenta eventos comemorativos dos 10 anos da EMBARQ Brasi. (Foto: Mariana Gil/EMBARQ Brasil)

“Os líderes e as temáticas abordadas nos 10 anos da EMBARQ Brasil vão inspirar nossos prefeitos a pensar em cidades para todos e no desenvolvimento sustentável. Histórias inspiradoras, de gestores públicos que enfrentaram obstáculos poderosos, mostram que é possível fazer já. Porque as decisões de hoje terão impacto no amanhã, na vida destas e das próximas gerações”, explicou Rejane.

A apresentação dos 10 anos marcou o encerramento de um evento que reuniu, em sua audiência, 160 pessoas, entre representantes de cerca de 40 cidades de todos os cantos do Brasil, incluindo prefeitos, secretários e técnicos, além de organizações-chave ligadas aos assuntos discutidos. Durante estes dois dias, também passaram pelo palco do auditório uma série de convidados que fazem a diferença nos campos onde atuam, cidades que vêm trabalhando para a construção do amanhã e especialistas que dão grandes contribuições para cidades mais sustentáveis e resilientes.

PUBLICAÇÕES LANÇADAS

Durante o Seminário, a EMBARQ Brasil também lançou uma série de publicações para apoiar as cidades no desenvolvimento de seus planos de mobilidade urbana e no aprimoramento de seus sistemas de transporte público.

Foram elas:

 

Por fim, a diretora da EMBARQ Brasil agradeceu, principalmente, aos que ajudaram a construir a caminhada até aqui. “Me emociona ouvir os elogios ao trabalho da EMBARQ Brasil, a sentir o entusiasmo ao trabalhar conosco e participar de nossos eventos. Minha avó dizia: ‘diz-me com quem andas e te direi quem és’”, disse Rejane, emendando, já emocionada: “nosso trabalho é de excelência, mas nada teríamos se não fossem as cidades e os parceiros com quem trabalhamos. Gente especial que trilha conosco este caminho”, finalizou, chamando a equipe da EMBARQ Brasil para um agradecimento conjunto ao público.

LEIA MAIS SOBRE O SEMINÁRIO

Cobertura completa segundo dia de seminário:

Cobertura completa primeiro dia de seminário:

 

Sobre o Seminário

Promovido por EMBARQ Brasil e WRI Brasil, o Seminário Mobilidade Urbana Sustentável: Práticas e Tendências acontece nos dias 2 e 3 de dezembro em São Paulo. O evento reúne especialistas

internacionais e nacionais, além de um público formado por representantes de pelo menos 40 municípios, entre prefeitos, secretários de transporte e gestores técnicos. O objetivo é capacitá-los sobre as

melhores práticas no assunto para repensar a mobilidade e o desenvolvimento das cidades brasileiras a partir da perspectiva das pessoas.

O Seminário tem apoio da ALCOA Foundation, LARCI – Iniciativa Clima América Latina, SOLUTIONS, FedEx, Embaixada Britânica, Consulado Geral dos Estados Unidos em São Paulo e Volvo.

Veja a programação completa.