Print Friendly, PDF & Email
Lançamento do guia “Passo a Passo para a Construção de um Plano de Mobilidade Urbana”

EMBARQ Brasil lança publicação com o passo a passo dos planos de mobilidade urbana (Foto: Mariana Gil/EMBARQ Brasil)

A matéria-prima chave de qualquer plano de mobilidade urbana – o elemento que será a base do planejamento do futuro das cidades – somos nós: as pessoas. Esse foi o foco do painel Planos de Mobilidade Urbana: Planejando para as Pessoas, realizado durante o Seminário Mobilidade Urbana Sustentável – Práticas e Tendências e também a ocasião para o lançamento do guia Passo a Passo para a Construção de um Plano de Mobilidade Urbana, produzido pela EMBARQ Brasil, produtora deste blog.

A publicação, fruto das diretrizes da Política Nacional de Mobilidade Urbana (PNMU), adapta as melhores práticas internacionais à realidade brasileira, em uma abordagem didática e ilustrativa para orientar as cidades brasileiras quanto às etapas do desenvolvimento de um plano de mobilidade urbana.

Clique na imagem para fazer o download.

Nívea Oppermann, coordenadora de Desenvolvimento Urbano da EMBARQ Brasil, apresentou o novo guia ao público do Seminário, composto por representantes de 40 cidades e de diversas instituições ligadas ao setor. “A PNMU modifica o parâmetro de prioridades, que passam a ser as pessoas e não mais veículos motorizados”, apontou Nívea, salientando que o processo deve ser legitimado pela gestão democrática e participativa.

O Passo a Passo explica os sete passos essenciais da formulação do plano, considerando as 26 atividades simultâneas que devem ser lideradas pelas administrações de cada cidade, de acordo com as necessidades locais.


 

Print Friendly, PDF & Email

Trackbacks/Pingbacks

Add your response