Lançamento do guia “Passo a Passo para a Construção de um Plano de Mobilidade Urbana”

EMBARQ Brasil lança publicação com o passo a passo dos planos de mobilidade urbana (Foto: Mariana Gil/EMBARQ Brasil)

A matéria-prima chave de qualquer plano de mobilidade urbana – o elemento que será a base do planejamento do futuro das cidades – somos nós: as pessoas. Esse foi o foco do painel Planos de Mobilidade Urbana: Planejando para as Pessoas, realizado durante o Seminário Mobilidade Urbana Sustentável – Práticas e Tendências e também a ocasião para o lançamento do guia Passo a Passo para a Construção de um Plano de Mobilidade Urbana, produzido pela EMBARQ Brasil, produtora deste blog.

A publicação, fruto das diretrizes da Política Nacional de Mobilidade Urbana (PNMU), adapta as melhores práticas internacionais à realidade brasileira, em uma abordagem didática e ilustrativa para orientar as cidades brasileiras quanto às etapas do desenvolvimento de um plano de mobilidade urbana.

Clique na imagem para fazer o download.

Nívea Oppermann, coordenadora de Desenvolvimento Urbano da EMBARQ Brasil, apresentou o novo guia ao público do Seminário, composto por representantes de 40 cidades e de diversas instituições ligadas ao setor. “A PNMU modifica o parâmetro de prioridades, que passam a ser as pessoas e não mais veículos motorizados”, apontou Nívea, salientando que o processo deve ser legitimado pela gestão democrática e participativa.

O Passo a Passo explica os sete passos essenciais da formulação do plano, considerando as 26 atividades simultâneas que devem ser lideradas pelas administrações de cada cidade, de acordo com as necessidades locais.