Michelin Challenge Bibendum: inovação e o futuro da mobilidade

Chengdu, na China: cidade recebeu a 12ª edição do Michelin Challenge Bibendum (Foto: Gong Chen/Wikimedia Commons)

Seguindo no ritmo atual, a frota de veículos em circulação no mundo deve triplicar até 2050, atingindo o patamar de 2 bilhões de automóveis. Para quebrar os paradigmas, escapar do carrocentrismo e pensar um novo modelo de mobilidade urbana, em cidades do mundo todo a palavra de ordem tem sido inovação.

Com a intenção de debater possibilidades para uma mobilidade mais acessível e sustentável e mostrar que o futuro do transporte nas cidades pode ser positivo, a décima segunda edição do Michelin Challenge Bibendum levou a Chengdu, na China, especialistas, empresários e tomadores de decisão do mundo inteiro para avançar a discussão sobre os desafios da mobilidade sustentável. Criado em 1998, o evento se tornou um dos mais importantes a tratar de soluções para o futuro da mobilidade. (Saiba mais.)

Entre os dias 11 e 14 de novembro, uma intensa programação incluiu palestras, debates e atividades práticas, além do lançamento, pela Michelin, do Green Paper, documento que estabelece metas chaves para um novo modelo de mobilidade, mais limpo e sustentável; entre elas, a implementação de ultra-low emission zones, áreas urbanas selecionadas para reduzir ou até zerar as emissões de poluentes.

Como a mobilidade pode ajudar a tornar as cidades mais inteligentes?

Uma das atividades do MCB este ano foi a sessão interativa que reuniu os projetos POLIS, uma rede de cidades europeias que trabalham com soluções para o transporte urbano, e SOLUTIONS, que promove a troca de experiências entre cidades de diferentes partes do mundo, para debater ideias inovadoras para a mobilidade urbana sustentável e inteligente.

Curitiba, capital do Paraná, é uma das cidades contempladas pelo SOLUTIONS, e Gladimir Nascimento, secretário de comunicação da cidade, participou da discussão ao lado de representantes de Barcelona (Espanha), Budapeste (Hungria) e Hangzhou (China). O tópico central da sessão foram mecanismos de inovação para o transporte coletivo, desenvolvimento urbano e planos de mobilidade.

Embarque e desembarque em nível no BRT de Curitiba: como uma das cidades contempladas pelo SOLUTIONS, a capital paranaense participu do Michelin Challenge Bibendum (Foto: Mariana Gil/EMBARQ Brasil)

O SOLUTIONS é uma iniciativa da União Europeia que conta com o apoio da EMBARQ Brasil e visa a implantar soluções inovadoras nas quinze cidades que integram o projeto. Por meio de parcerias, as cidades trabalham em cooperação ao longo do projeto, trocando conhecimentos, boas práticas e estimulando a adoção de modelos inovadores para o transporte urbano sustentável.

Clique aqui para saber mais sobre o SOLUTIONS e a parceria com a EMBARQ Brasil.