Cidades inteligentes e prosperidade para todos: anunciando o Transforming Transportation 2015

Por Ryan Schleeter, publicado originalmente no TheCityFix

O Transforming Transportation 2015 (#TTDC15) está se aproximando, e o TheCityFix e o TheCityFix Brasil convidam você a entrar na discussão! Essa edição da conferência tem como foco a temática Cidades inteligentes e prosperidade para todos (Smart Cities for Shared Prosperity) e, a partir daí, vai debater como uma mobilidade urbana inteligente e conectada pode melhorar a qualidade de vida nas cidades. As sessões tratarão dos impactos que as novas metas de desenvolvimento sustentável da ONU terão no transporte urbano, com ênfase em análise de dados e tecnologia, governança e fluxos financeiros internacionais. As inscrições são abertas a todos.

Em seu décimo segundo ano, o Transforming  Transportation está sendo coorganizado pela EMBARQ e pelo Banco Mundial. O evento reunirá especialistas técnicos e tomadores de decisão de alto nível para avançar o debate acerca de soluções ambiental, social e economicamente sustentáveis. Mais informações e a programação completa da conferência estão disponíveis aqui.

2015 é um ano de oportunidades para as cidades e o transporte

O Transforming Transportation 2015 chega em um momento chave, dando o pontapé inicial em um ano de extrema importância para a agenda global do desenvolvimento sustentável. Decisões marcantes no ano que está por vir criarão oportunidades significativas para melhorar a mobilidade urbana sustentável e a qualidade de vida de bilhões de pessoas em todo o mundo. Duas dessas grandes oportunidades para construir cidades inteligentes, inclusivas e prósperas irão enquadrar as discussões no TTDC15.

Primeiro, dando prosseguimento às Metas de Desenvolvimento do Milênio que estabeleceram a agenda global dos últimos 15 anos, 2015 será o ano de apresentação de um novo conjunto de objetivos, as Metas para o Desenvolvimento Sustentável. Pela primeira vez, essa agenda inclui um foco explícito na redução da pobreza e da desigualdade social nas cidades em escala global, com a última versão do documento trazendo como objetivo “tornar as cidades inclusivas, seguras e sustentáveis”.  Se as metas serão ratificadas em nível nacional, em muitos aspectos elas serão sentidas localmente. Prefeitos e lideranças municipais têm um papel importante no que diz respeito a levar adiante esses objetivos e gerar mudanças concretas em termos de sustentabilidade.

Outra grande oportunidade para as cidades sustentáveis no próximo ano está relacionada à luta global contra as mudanças climáticas. As negociações da COP21, que acontece em Paris em dezembro de 2015, devem originar o primeiro acordo internacional obrigatório no combate às mudanças no clima. Responsáveis por 70% de todas as emissões globais de gases do efeito estufa, as cidades serão as principais peças no processo de tornar realidade as promessas realizadas em prol do clima. Somado a isso, está o fato de que os transportes são a principal fonte das emissões nas cidades e o setor que mais cresce nesse quesito. Diálogos acerca das mudanças climáticas acontecerão ao longo de todo o ano de 2015 e irão moldar o futuro de nossas cidades e criar uma plataforma para o avanço do transporte urbano sustentável.

O TTDC15 vai complementar esses debates com sessões focadas, entre outros tópicos, na impulsão do desenvolvimento econômico sustentável nas cidades, na criação de ruas mais seguras para todos e na promoção do desenvolvimento urbano conectado.

Participe da discussão: o TTDC15 quer VOCÊ como expositor!

O TTDC15 convida você a colocar em foco suas ideias para o futuro do desenvolvimento urbano sustentável. Na edição de 2015, a programação conta com duas sessões no formato PechaKucha apresentando inovações para a mobilidade e o desenvolvimento urbano em cidades inteligentes. Se você acredita que sabe “o que vem por aí” na mobilidade urbana sustentável, é hora de compartilhar suas ideias!

As inscrições para o #TTDC15 estão abertas e são gratuitas. Para mais informações, consulte o site oficial do evento. Esperamos por você em janeiro!