Voltado a arquitetos, #Concurso3Estações pode te levar a NYC

Voltado a arquitetos e urbanistas, concurso visa repensar o espaço urbano nos entornos de três estações da CPTM sob o conceito do design ativo.

Tem início o período de envio de propostas para o Concurso 3 Estações, uma parceria entre USP Cidades e EMBARQ Brasil (produtora deste blog). Até o dia 12 de novembro, equipes de arquitetos e urbanistas poderão submeter ideias de intervenções urbanas, mobilidade e microacessibilidade focadas em pedestres, ciclistas e usuários do sistema de transporte coletivo. O foco é o entorno de três estações da Linha 9 da CPTM: Vila Olímpia, Berrini e Santo Amaro, localizadas no eixo do rio Pinheiros, na zona sul de São Paulo. As inscrições devem ser feitas pelo site oficial.

Cada equipe poderá concorrer em até dois lotes das chamadas “Áreas de Intervenção”, que compõem o entorno das três estações abordadas pelo concurso. As áreas devem ser repensadas sob a ótica do design ativo, dando prioridade à mobilidade sustentável, à melhoria da acessibilidade e da segurança pública e viária. Ao final, serão conferidos três prêmios, um para cada região. Como premiação, os vencedores farão viagem técnica a Nova Iorque (EUA), onde conhecerão boas práticas de design ativo lá implantadas.

Propostas podem ser enviadas por equipes de arquitetos até 12/11. Participe!

“Buscamos incentivar uma nova mobilidade urbana para a cidade de São Paulo. Quanto mais ideias forem apresentadas nesse momento, mais teremos a chance de discutir a importância do design ativo para as cidades”, destaca a coordenadora de projetos de transporte da EMBARQ Brasil, Paula Santos Rocha. “No estudo de diagnóstico que realizamos na região, ficou claro que os pedestres já tomaram conta do espaço urbano, arriscando a própria segurança num ambiente que hoje ainda prioriza a passagem de automóveis e motocicletas”, explica a especialista, acrescentando que “o uso do espaço pelos pedestres deve ser formalizado através de uma infraestrutura acessível e segura”.

MAIS INFORMAÇÕES

Para acessar o edital, o cronograma e informações adicionais, visite o site oficial do concurso.

Os ganhadores devem ser divulgados no dia 2 de dezembro.