Porto Alegre sedia pela primeira vez a Semana do Lixo Zero

O evento, que trata da conscientização do reaproveitamento do lixo, será realizado na capital gaúcha de 1 a 9 de novembro.

Entre os dias 1º e 9 de novembro, a capital gaúcha recebe pela primeira vez a Semana Lixo Zero. A abertura oficial do evento foi realizada no sábado, dia 1º, às 14h, no Jardim Botânico e contou com um piquenique colaborativo de comidas sem embalagens.

A Semana Lixo Zero nasceu há quatro anos em Santa Catarina e hoje já está presente em outras cidades brasileiras, destacando-se por oferecer a maior programação do mundo sobre a conscientização do reaproveitamento do lixo. Conforme a coordenadora da edição gaúcha, Fabíola Pecce, através de palestras, debates e oficinas gratuitas, a iniciativa oferece uma série de atividades em diversos locais da cidade abordando o tema lixo zero em diferentes contextos.

Promovida pelo Instituto Lixo Zero e organizada em Porto Alegre pela Pasárgada – oficina de sustentabilidade, a Semana busca envolver a sociedade na reflexão sobre a gestão de resíduos, difundir o conceito lixo zero e promover metas e práticas sustentáveis.

A programação completa está disponível no site  e também pelo aplicativo Makadu, que pode ser baixado gratuitamente em qualquer smartphone.

O presidente do Instituto Lixo Zero Brasil, Rodrigo Sabatini, lista os oito objetivos específicos do evento:

  • Promover e incentivar o debate de ideias e conceitos sobre os temas lixo zero e sustentabilidade entre jovens, profissionais e interessados no assunto;
  • Fortalecer e disseminar as práticas Lixo Zero no Brasil e mundo;
  • Mobilizar estudantes, representantes da juventude, organizações da sociedade civil e organizações governamentais na busca de alternativas de planejamento e desenvolvimento de comunidades Lixo Zero;
  • Incentivar a criação de Clubes Lixo Zero;
  • Instruir e desenvolver soluções inovadoras baseadas na sensibilização e conscientização ambiental para minimizar a geração de lixo e a poluição do meio ambiente;
  • Criar compromisso e metas a serem implementadas após o evento nas localidades dos participantes;
  • Alcançar o máximo de pessoas e organizações, despertando assim a busca de soluções e ações destes agentes na gestão de resíduos a partir do conceito Lixo Zero;
  • Agregar as entidades parceiras na discussão e trazer suas contribuições e questionamentos.

No dia 09/11, domingo, será realizada a pedalada de encerramento da Semana Lixo Zero 2014: PEDALAR DÁ LIXO ZERO. O ponto de saída vai ser no Expedicionário, no Parque da Redenção, às 9h. Ao longo do trajeto, estão previstas visitas a duas cooperativas de recicladores. O passeio termina também na Redenção, na Rótula da Av. Setembrina (ao lado do Espelho D’água).

Uma pedalada pela redução de lixo nas ruas e residências, pelo consumo consciente, pelo reaproveitamento de materiais e pela conscientização a respeito dos benefícios do uso da bicicleta – no combate à poluição atmosférica e á poluição sonora, provenientes do escapamento, dos motores e do uso dos automóveis.

Saiba mais detalhes do evento aqui.

Mais informações: Fabíola Pecce – (51) 3024-2223 ou 9113-2223 – lixozeropoa@oficinapasargada.com.br