Há vida em meio ao cinza! Quermesse de bairro em Porto Alegre

Seis vagas de carros foram ocupadas para montar o parklet provisório na capital gaúcha. (Foto: Mariana Gil / EMBARQ Brasil)

Numa tarde cinza, uma vaga viva encheu de cores e vida algumas vagas de estacionamento da Rua Florêncio Ygartua, no bairro Moinhos de Vento em Porto Alegre. E a chuvinha fraca que em alguns momentos resolveu cair sobre nós não impediu que dezenas de pessoas curtissem o sábado (1º) com música, dança, sonhos e histórias.

Duas ideias bacanas se juntaram para fazer tudo acontecer: a Quermesse do Bairro, organizada pelo Mercado Brasco, e o Parklet Itinerante, criado pela Múrmura e projetado pelo grupo Arquitetura Pela Rua em parceria com o arquiteto Lucas Piccoli Weinmann. E qual poderia ser o resultado da união entre uma quermesse e uma vaga viva se não um ambiente mais alegre, feito de pessoas para pessoas?

A brincadeira na Caixa de Trocas. (Foto: Mariana Gil / EMBARQ Brasil)

Quem foi até a Florêncio no último no sábado viu como nossas ruas podem ser quando um pouco mais de espaço é aberto para as pessoas.

Apresentações musicais e de dança embalaram a tarde. Para quem quisesse, estavam à venda cartazes, camisetas e ecobags feitos na hora. Tudo pelas mãos de quem mora ou trabalha no bairro.

E o que dizer da Árvore dos Sonhos?  Bastava pendurar um sonho para receber outro em troca – de doce leite.

Qual é o seu sonho? (Foto: Mariana Gil / EMBARQ Brasil)

Uma ilha de cores e pessoas – em meio ao cinza, em meio aos carros, em uma rua ademais quase vazia. Quem passava de carro parou para olhar: não é justo, afinal, ceder um pouco de espaço para fazer de nossas cidades lugares mais humanos e cheios de vida?

Um sonho para todos. (Foto: Mariana Gil / EMBARQ Brasil)

Quantas histórias pra dividir… (Foto: Mariana Gil / EMBARQ Brasil)

Ecobag feita à mão é amor. (Foto: Mariana Gil / EMBARQ Brasil)

A rua é das pessoas em Porto Alegre. (Foto: Mariana Gil / EMBARQ Brasil)

Flores pra colorir. (Foto: Mariana Gil / EMBARQ Brasil)

E o amor se espalhou! Por mais cidades assim. (Foto: Mariana Gil / EMBARQ Brasil)