Mobilidade em 1 instante: sobre rodas

Texto e foto por Fernanda Rozados. 

Sempre me perguntam o que mais gosto em andar de bicicleta pela cidade: respondo que é o contato com as pessoas.

Gosto da idéia de estar despida de toneladas de metal e poder ver as pessoas, conversar, parar para admirar uma árvore ou simplesmente sentir o vento no rosto. Gosto da proximidade confortável e muito afetuosa que andar livre me confere.

As pessoas ainda ficam muito curiosas aqui no Brasil em como é se locomover de bicicleta pela cidade, se não é perigoso e se não tenho medo. Sempre converso e explico com quem me aborda a respeito dos benefícios deste hábito não só para a própria pessoa como para a cidade e meio ambiente. Acredito que todos que começam a utilizar a bicicleta como meio de transporte se tornam meio porta-vozes deste hábito, defendendo e tirando dúvidas sempre que possível.

Além de tudo acredito no ato de andar de bicicleta como forma de desarmar o estresse, a vida corrida e também a dureza das cidades. Procuro sorrir, ser simpática, até porque a bicicleta realmente nos deixa de bem com a vida e muito menos estressados no trânsito caótico das grandes cidades.

Quando chega o período de primavera e verão coloco pequenos buquês de flores no guidão das bicicletas. Faço para as minhas e para as de amigos que me pedem ou se encantam com o gesto. Os relatos são impressionantes: pessoas elogiam, comentam ou simplesmente sorriem ao ver as flores. Parece que se processa uma espécie de amolecimento diante da dureza do dia-a-dia, da correria e da frieza do cotidiano. Rostos duros e sombrios dão lugar a sorrisos, cochichos e ensaios de cumprimentos. Confesso que adoro. Confesso que me sinto fazendo um bem muito maior, me iludo indo inclusive mais longe pensando que este pequeno gesto pode mudar a trajetória do dia de alguém, fazendo ele muito mais leve. E renovo as esperanças de uma antiga crença: de que pequenos gestos podem sim melhor o dia-a-dia de todos e que se cada um fizesse um pouquinho, o planeta seria muito melhor.

***

A série Mobilidade em 1 Instante, do TheCityFixBrasil, é inspirada na fotografia. Trazemos imagens que nos inspiram e que permitem uma reflexão sobre a mobilidade e a vida nas cidades. Se você quiser participar, com um texto ou uma fotografia, será muito bem-vindo a bordo! Escreva para nós: contato@embarqbrasil.org

  • Luis Augusto Garcia

    Que belo texto minha amiga. Bjoooooooooo.