Vídeo: TransOceânica, o BHLS de Niterói

Durante o trajeto, o BHLS passará por um túnel de 1,3 km (Foto: divulgação Programa de Aceleração do Crescimento/Flickr)

Niterói, na região metropolitana do Rio de Janeiro, será a primeira cidade da América Latina a contar com um sistema BHLS (Bus with High Level of Service) – modal de transporte por ônibus que proporciona a integração tarifária e operacional com outros modais e que agrega atributos de conforto ao cliente, como assentos ergonômicos, tomadas de energia, TV a cabo e WiFi gratuito, além de informação em tempo real nas estações.

É a TransOceânica, que ligará a região oceânica à Zona Sul da cidade num trajeto de 10,6 km, passando por 13 estações climatizadas e com sistema de informação em tempo real. O sistema, que começa a ser construído em 2015, deve ser entregue em 2016. Quando entrar em operação, vai beneficiar 78 mil passageiros todos os dias, que terão tempo de deslocamrnto reduzido pela metade: 25 minutos será o tempo da viagem de ponta a ponta.

Outra novidade que acompanha a via expressa do BHLS é a ciclovia que será implantada em toda sua extensão, beneficiando quem escolhe pedalar com segurança.

Nessa semana, a cidade liberou um vídeo que traça o caminho do sistema BHLS e dá muita vontade de experimentar esse sistema.

Confira:

***