Top 3: os posts mais lidos da semana

3. Trânsito mata mais que doença

Segurança viária: trânsito é a nona causa de mortes no mundo, e o transporte sustentável é um grande aliado na luta para salvar vidas. (Foto: Mariana Gil/EMBARQ Brasil)

Se você tem medo de algum dia ser morto por um bandido na rua, fique tranquilo. Bem, nem tanto. Dados mostram que é mais provável morrer em acidente de trânsito do que por homicídio ou câncer no Brasil. As mortes no trânsito são uma verdadeira epidemia, ceifando a vida de 1,24 milhão de pessoas por ano – o equivalente à queda de mais de três mil aviões Boeing 747. É a nona causa de mortes no mundo, mas se considerarmos a totalidade dos feridos, esse índice sobe para 50 milhões.

Leia mais →

 

2. Entrevista: um esforço global para salvar vidas no trânsito

1,2 milhão de pessoas perdem a vida no trânsito anualmente. (Foto: Mr Hayata/Flickr)

Algumas pessoas dedicam uma vida para salvar milhões de outras. É o caso de Paulo Humanes, diretor de Desenvolvimento de Negócios Estratégicos e Marketing do PTV Group, que trabalha para tornar mais seguros e eficientes os projetos de transporte no mundo inteiro. O português já liderou mais de 100 auditorias de segurança viária em diversas partes do globo e, atualmente, é o responsável por conduzir projetos estratégicos junto a organizações como Banco Mundial, African Development Bank, e Nações Unidas.

Leia mais →

 

1. Um bairro exclusivo para pedestres

Visão aérea do futuro bairro (Imagem: erickvanegeraat.com/Reprodução)

Não uma rua, mas um bairro inteiro. Para viver a cidade a partir de uma perspectiva diferente – e, essencialmente, sem a velocidade e os ricos impostos pelos carros – Unaizah, na Arábia Saudita, pretende implantar um bairro exclusivo para pedestres. Uma área de 58 hectares no centro da cidade, circundada por um anel viário, será redesenhada e passará a contar com prédios de escritórios, comerciais e residenciais, além de praças, alamedas, vegetação e mobiliário urbano pensados para as pessoas.

Leia mais →