Ciclovia à vista: Av. Paulista nunca mais será a mesma!

Carros por todos os lados: a Paulista vai mudar com a implantação da nova ciclovia! Confira o projeto neste post. (Foto: Marlon Hammes/Flickr)

Quando morei em São Paulo, há quatro anos, deparei-me com uma situação que jamais havia enfrentado: a angústia de perder duas horas, literalmente, no trânsito para voltar pra casa num caminho de apenas 7 km – a ida felizmente já contava com uma faixa exclusiva de ônibus, o que reduzia 25% do tempo de viagem. O ritmo de São Paulo era muito intenso, e a mobilidade urbana parecia não mais ter solução. A cidade estava perdida, e eu presa, bem no meio dela. Um ano e meio depois de chegar à maior cidade da América do Sul, decidi voltar pro Rio Grande do Sul.

No mapa, dá pra ter ideia do meu trajeto: 1) embarcava na linha 477A-10 na Av. Faria Lima, importante polo empresarial da cidade, 2) passava pela Av. Brigadeiro Luís Antônio (cujo corredor fica no sentido centro-bairro), 3) percorria um pouco da Av. Paulista até chegar ao meu destino e caminhar pra casa. Mas aí é que estava o problema: todos os veículos da Brigadeiro – já congestionada – queriam entrar na Paulista, por sua vez totalmente parada.

Meu caminho pra casa: cerca de 7km em duas horas de ônibus nos dias caóticos. (Imagem por Google Maps)

Naquela época, não pensei que a cidade faria os progressos que faz hoje, enfrentando a fúria dos que criticam medidas que tiram espaço dos carros e cedem ao transporte coletivo e sustentável. Atualmente, São Paulo conta com 129km de faixas exclusivas e corredores de ônibus, e 183,29 km de infraestrutura cicloviária – e a meta é atingir os 400 km até o fim do ano!

O TheCityFix Brasil noticiou, no início da semana, a notícia que eu tanto queria ouvir: a Paulista vai ganhar uma ciclovia! E ontem a cidade liberou o projeto que vai transformar a cara e o modo como os deslocamentos poderão ser feitos lá. Lembrando que a bicicleta já podia ser utilizada, é claro, mas a ciclovia é um mecanismo que reforça a segurança do ciclista. É um espaço que não pode ser invadido pelo transporte motorizado.

O PROJETO

Interligada a outras sete futuras ciclovias, a novidade na Av. Paulista terá 3,8 km de extensão e deve ser entregue em junho de 2015. A ciclovia vai tirar espaço dos carros e devolver pras pessoas, que poderão transitar tranquilamente por uma das avenidas mais famosas do mundo, observar os arranha-céus, as pessoas e todas as atrações que o lugar oferece. As obras terão início em janeiro do ano que vem – pra não coincidirem com as tradicionais festas de Natal e Ano Novo da Paulista – e levarão seis meses pra ficar prontas.

Com grades laterais de proteção, a ciclovia de concreto vermelho estará 18 cm acima do asfalto. O caminho será totalmente livre de obstáculos, como postes e floreiras hoje existentes, que serão removidos para garantir espaço ao ciclista. As três vias de carro perderão 20 cm cada, assim como a faixa de ônibus. Semáforos com botoeiras para ciclistas garantirão sua passagem preferencial.

Ela será também interligada a sete outras ciclovias que serão construídas para garantir o deslocamento sobre duas rodas pela cidade. Acesse o documento em PDF com o projeto completo!

Confira a nova cara da Paulista em imagens:

(CET-SP)

(CET-SP)

(CET-SP)

(CET-SP)

 

(CET-SP)

(CET-SP)