Conheça o melhor aplicativo urbano do mundo

Moradores de Amsterdã podem pedir coisas emprestadas por meio de um aplicativo eleito o melhor app urbano do mundo. (Foto: Moyan Brenn/Flickr)

Você está precisando de algo – qualquer coisa – e não tem em casa. Resolve sair pra comprar, mesmo que vá usar uma ou poucas vezes. Gasta dinheiro e alimenta o consumismo quando poderia, simplesmente, pegar emprestado. Na vizinhança. E usando um aplicativo pra isso! Como é? Sim, existe um aplicativo que promove o empréstimo de coisas em Amsterdã a distâncias de no máximo 30 minutos de casa.

Estamos falando do Peerby, eleito neste ano o melhor aplicativo urbano do mundo no concurso internacional AppMyCity!, que premiou a iniciativa com 5 mil dólares durante o New Cities Summit  em Dallas, Estados Unidos. O app concorreu com outros do mundo inteiro e foi eleito por líderes urbanos, personalidades e especialistas. Os outros dois finalistas desta edição do AppMyCity! foram o Djump, que promove caronas, e o Social Cyclist, que incentiva ciclistas a mapearam suas rotas, alertarem para más condições e sugeriram futuras ciclovias.

A proposta é muito simples, como já explicamos no primeiro parágrafo. Basta postar algo que de que se esteja precisando, e os vizinhos num raio de até 30 minutos de distância receberão um alerta. Com um simples toque, sinalizam que podem emprestar. Vale tudo: escada, furadeira, guitarra, até churrasqueira! Tudo isso diretamente na palma da mão. Ficou curioso? Acesse-o na app store.

Você lembra? No ano passado, nós anunciamos que o vencedor do prêmio foi o Colab, aplicativo brasileiro que estimula a conexão entre o espaço público e a colaboração entre os cidadãos com um objetivo: melhorar as cidades.

Interface do Peerby, eleito o melhor app urbano do mundo pelo prêmio AppMyCity! 2013.