Top 3: os posts mais lidos da semana

 3. Informação em tempo real para cativar os usuários de ônibus

(Foto: Mariana Gil/EMBARQ Brasil)

Esperar pelo ônibus sem saber se ele está a 5, 10 ou 20 minutos dali é angustiante. A falta de confiança no serviço oferecido afasta muitos potenciais usuários, que optam por enfrentar o trânsito de carro. Uma estratégia que vem se provando eficiente para mudar isso é a informação em tempo real ao passageiro. Não é novidade pra ninguém que saber onde o ônibus está e em quanto vai chegar facilita o planejamento da viagem urbana, mas um estudo provou isso na prática.

Leia mais →

 

2. Inauguração da primeira linha de monotrilho em São Paulo é adiada

(Foto: Diogo Moreira/A2 Fotografia)

A Linha 15 – Prata será a primeira a operar com o sistema de monotrilho na capital paulista. A inauguração, inicialmente marcada para o último sábado (23), porém, foi adiada.  O secretário de transportes metropolitanos, Jurandir Fernandes, explicou que, entre os motivos do atraso, está o fato de que o Metrô não conseguiu, ainda, o certificado de homologação para operar o sistema de trens, concedido após finalização dos testes.

Leia mais →

 

1. Promovendo a inovação e empoderando os cidadãos, São Paulo vence o MobiPrize 2014

(Foto: Preliminares 2013/Flickr)

Pelo investimento em plataformas de participação popular e sistemas de informação ao usuário para promover o transporte sustentável, São Paulo foi a vencedora do MobiPrize 2014 na categoria Cidade/Estado. O prêmio foi lançado em 2012 pela iniciativa SMART (Pesquisa e Transformação da Acessibilidade e da Mobilidade Sustentável), da Univerdade de Michigan, como forma de reconhecer o trabalho de empreendedores e governantes que apoiam ou promovem iniciativas para melhorar a qualidade de vida por meio da mobilidade sustentável. Entre outros vencedores, estão a startup G-Auto, pelo trabalho de profissionalização da indústria de auto-rickshaws na Índia, e a Scottish Enterprise, que estabeleceu uma estrutura de inovação para o setor de transportes.

Leia mais →