Concessionária troca carro por bike

(Foto: Amsterdamized/Flickr)

Quando um carro é anunciado na televisão, a mensagem vai muito além das funcionalidades do produto, mas quer transmitir a sensação de liberdade tão sonhada pelos jovens, o status que o bem traz, até mesmo a diversão garantida na estrada – sempre vazia – com os amigos, sempre ao som de uma música animada.

A verdade é que carro traz mais dor de cabeça dos que os personagens das propagandas seriam capazes de imaginar – não é à toa que perdemos nada menos do que um mês por ano no trânsito. Por estas e outra razões, quem troca o carro pela bicicleta pode se apaixonar facilmente pela magrela.

Uma concessionária em São José dos Campos (SP) resolveu correr este risco e está trocando carros por bicicletas. Bem, não exatamente. Ao deixar o veículo para revisão, o cliente pode pegar bicicleta, capacete e até cadeado emprestado através do programa Pedala Virage, criado há cinco meses pela loja. A partir de então, cerca de 30 magrelas são emprestadas por mês. Ao Ciclo Vivo, o diretor da Mitsubichi, onde a iniciativa acontece, afirmou que entre as motivações estão a sustentabilidade, a ciclovia que passa em frente à loja e a comodidade do cliente.

A iniciativa é plausível e digna de ser replicada também em outras lojas. Se ela se popularizar, o perigo – só para as concessionárias, é claro – é que os motoristas abandonem seus carros em prol da bicicleta!

Com informações do Ciclo Vivo.