Anunciados vencedores da Lee Schipper Memorial Scholarship para Transporte e Eficiência Energética 2014

Artigo originalmente publicado em inglês no site da EMBARQ.

A Lee Schipper Memorial Scolarship de Transporte e Eficiência Energética Sustentável é concedida anualmente a dois candidatos extraordinários para honrar o legado do Dr. Leon J. Schipper, na foto acima, co-fundador da EMBARQ. (Foto: EMBARQ)

Três anos após sua partida, o legado do Dr. Lee Schipper continua a inspirar

A rede EMBARQ, programa de transporte sustentável do WRI Ross Center for Sustainable Cities, e a família Lee Schipper têm o prazer em anunciar que os jovens pesquisadores Erik Vergel-Tovar e Madeline Brozen foram selecionados para a bolsa Lee Schipper Memorial Scholarship 2014. A bolsa vai ajudar ambos os ganhadores a contribuírem para o avanço do transporte sustentável e da mobilidade urbana.

A Lee Schipper Memorial Scolarship foi criada em 2012 para celebrar a visão e as contribuições do fundador da EMBARQ e renomado pesquisador Dr. Lee Schipper nas áreas do transporte sustentável e da eficiência energética. Este é o segundo ano em que a bolsa foi concedida. Os vencedores do ano passado – Sudhir Gota e Fei Li – contribuíram com relevantes pesquisas sobre o uso da energia no setor dos transportes e os efeitos das normas mínimas de estacionamento, respectivamente.

Ao todo, a edição deste ano recebeu 82 inscrições de 26 países. Após a criteriosa avaliação de uma comissão, 11 finalistas foram selecionados para apresentar suas propostas em profundidade. Destes, a comissão nomeou dois vencedores que foram aprovados pelo conselho oficial da bolsa, composto por Sam Zimmerman do Banco Mundial, Nancy Kete da Fundação Rockefeller, Sr. S. Sundar do Energy and Resources Institute, Judith Pollock da  Shell Foundation, Holger Dalkmann da EMBARQ, e Ramon Munoz-Raskin em nome da família Schipper.

 

GANHADORES DE 2014 VÃO EXPLORAR APLICAÇÕES GLOBAIS PARA SOLUÇÕES DE TRANSPORTE SUSTENTÁVEL

Os vencedores Vergel-Tovar e Brozen examinarão diversos tópicos, ambos com o objetivo de enriquecer o legado de Schipper para promover o transporte sustentável em todo o mundo.

Vergel-Tovar vai examinar a relação entre o BRT (Bus Rapid Transit) – uma solução de transporte de massa hoje existente em mais de 180 cidades – e as estratégias de Desenvolvimento Orientado ao Transporte (DOT). Sua análise vai abordar como o ambiente urbano pode influenciar a utilização do BRT com base em estudos da América Latina e cidades indianas para tirar conclusões aplicáveis globalmente. Leia mais sobre o trabalho dele TheCityFix.

“Estou honrado que esta bolsa me possibilitará disseminar minha pesquisa, atingindo tomadores de decisões das cidades através da rede EMBARQ. Espero facilitar às cidades tornarem os sistemas BRT mais sustentáveis”, disse Vergel-Tovar. “Com esta bolsa, vou ser capaz de colocar a minha pesquisa num contexto mais global, traduzindo as lições da América Latina com outras regiões e contribuindo com recomendações para o desenvolvimento do transporte sustentável em lugares como Ásia e África, onde o BRT está em ascensão”.

Brozen, por sua vez, vai explorar um elemento diferente do transporte sustentável: o design das ruas. Sua pesquisa vai desafiar o modo como são elas atualmente estimadas, examinando o nível de serviço para medir o desempenho das ruas. Ela vai focalizar a mudança de um design orientado ao carro para uma infraestrutura que beneficie o transporte sustentável, particularmente a caminhada e a pedalada. Leia mais sobre o trabalho dela no TheCityFix.

“Depois de saber que eu fui selecionada para a Lee Schipper Scolarship, fiquei ao mesmo tempo chocada e muito feliz”, disse Brozen. “Ao longo dos últimos dois anos trabalhando neste projeto, senti que o nível de serviço pode promover reais melhorias.  Ser selecionada para a bolsa reforça esse pensamento e dá a chance de colocar essa análise nas mentes da comunidade global”.

Tanto Vergel-Tovar quanto Brozen vão apresentar as descobertas de suas pesquisas na conferência Transforming Transportation 2015, organizada pela EMBARQ e pelo Banco Mundial.

REFLEXÕES DO CONSELHO 2014

“Estamos muito satisfeitos que, em seu segundo ano, a bolsa continua a atrair jovens pesquisadores inteligentes e visionários do mundo todo”, celebrou Ramon Munoz-Raskin, em nome da família Schipper. “Não consigo pensar em uma melhor maneira de homenagear os três anos do falecimento de Lee do que apoiar dois pensadores inovadores e comprometidos com a mesma causa a que ele dedicou sua carreira. Estamos ansiosos para os resultados do trabalho de Erik e Madeline, que continuarão a dinâmica das contribuições de Lee para o transporte sustentável”.

“Estou muito satisfeito com os vencedores deste ano da Lee Schipper Scolarship, Erik e Madeline. Suas iniciativas de pesquisa vão ajudar a promover implementação global de soluções em mobilidade sustentável de alta qualidade”, afirmou Judith Pollock, vice-diretora da Shell Foundation. “Ambas as propostas ecoam sobre a profunda compreensão técnica das questões energéticas e de transporte da Lee Schipper que promovem mudanças práticas na realidade. A liderança de Lee levou a Shell Foundation e o WRI a fundarem a EMBARQ para impactar o futuro da mobilidade sustentável em cidades de países em desenvolvimento, e a Shell está encantada em apoiar esta bolsa para desenvolver jovens cientistas e futuros líderes como Erik e Madeline”.

“Ambos os bolsistas de 2014 têm abordagens inovadoras para analisar a mobilidade urbana, e estou feliz em ver que eles avançam nas metas de Lee em catalisar soluções de transporte sustentável e melhorar a qualidade de vida nas cidades”, pontuou Holger Dalkmann, diretor global em exercício do programa Cities & Transport do World Resources Institute (WRI) e diretor da EMBARQ. “Como Lee enfatizou, a nova geração de pesquisadores é chave para construir cidades voltadas para pessoas que contam com soluções sustentáveis”.

O LEGADO DE LEE SCHIPPER

Lee Schipper dedicou sua vida profissional ao uso eficiente da energia na mobilidade. A visão de futuro para os desafios e o conhecimento convencional que ele trouxe ao campo da eficiência energética não tem preço. A bolsa não somente celebra sua visão única, mas também ajuda a impulsionar aqueles que estão envolvidos em seu trabalho. Ao apoiar os indivíduos que continuam o trabalho de Lee para enriquecer o diálogo político internacional nas áreas de transporte sustentável e eficiência energética, podemos garantir que o esforço para a criação de um futuro mais sustentável ganha força. O anúncio da edição de 2014 da bolsa vem logo após os três anos de aniversário do falecimento de Lee.

SOBRE A BOLSA

A Lee Schipper Memorial Scolarship tem como objetivo expandir as contribuições para a pesquisa e o diálogo de políticas públicas no campo do transporte sustentável e da eficiência energética, com ênfase especial em contribuições “iconoclastas”, ou seja, que tragam resultados claros e transformadores, contribuindo para mudanças mensuráveis. Propostas são bem vindas das diversas etapas que alimentam o diálogo sobre o assunto, incluindo: coleta de dados e qualidade de dados, diagnóstico por meio de análise de dados (qualitativa e quantitativa), análise e avaliação de políticas e análise comparativa interdisciplinar e internacional.

SOBRE O DR. LEE SCHIPPER

Dr. Lee Schipper foi um físico internacional, pesquisador e músico que co-fundou a EMBARQ em 2002. Sob sua direção, a EMBARQ expandiu-se para o México, China, Índia e além graças a seu esforço para levar soluções baseadas em dados para enfrentar os desafios do transporte. Dr. Schipper faleceu em 2011. Sua influência chegou a todo o globo com sua participação em paineis, estudos, consultorias e mentorias, além da participação em conselhos de inúmeras instituições. Ele inspirou e moldou o pensamento de uma geração de estudantes e profissionais, e foi amplamente reconhecido por sabedorias convencionais desafiadoras no campo do transporte sustentável. Além de seu trabalho, Dr. Schipper era conhecido por sua energia, charme e infinita curiosidade e interesses que vão da história à arte e à música.

Para mais informações sobre o Dr. Schipper e como doar para a Lee Schipper Memorial Scolarship, visite leeschipper.embarq.org.