Top 3: os posts mais lidos da semana

3. Rio de Janeiro e São Paulo perderam R$ 98 bilhões em congestionamentos em 2013

(Foto: Raphael Falavigna/Terra)

Você já parou para pensar no prejuízo que uma cidade tem com os engarrafamentos? Muito tempo parado acarreta perdas produtivas, maiores índices de poluentes e redução na qualidade de vida de seus moradores. Como prova disto, um estudo divulgado pela Firjan – Federação das Indústrias do Rio de Janeiro, mostra que só no ano de 2013 os congestionamentos custaram R$ 98 bilhões nas cidades do Rio de Janeiro e de São Paulo. O prejuízo equivale a aproximadamente 2% do PIB – Produto Interno Bruto Brasileiro.

Leia mais →

 

2. Zonas 30 para uma nova cidade

(Foto: Alain Rouiller/Flickr)

Em Paris, considerando apenas os dias úteis, 32% dos deslocamentos cotidianos são feitos a pé. O alto índice, longe de ser obra do acaso, reflete a preocupação da cidade em oferecer um ambiente seguro aos pedestres, que respondiam por cerca de 50% das mortes em acidentes de trânsito. Mais uma vez, a mudança começou com a transferência da prioridade – dos carros para os pedestres.

Leia mais →

 

1. Green Connection: Rotterdam inaugura ponte para pedestres e ciclistas

(Foto: Janvan Helleman/Flickr)

A segunda cidade mais populosa dos Países Baixos é conhecida principalmente por abrigar o maior porto da Europa, mas não fica atrás quando o assunto são as bicicletas. Rotterdam é dona da segunda maior rede cicloviária do mundo, com 1600 km entre ciclovias e ciclofaixas – perde apenas para Hamburgo, na Alemanha, com 1850 km. E mais um exemplo de que as bikes são prioridade por lá é a De Groene Verbinding, ou Green Connection, uma ponte exclusiva para pedestres e ciclistas inaugurada em junho.

Leia mais →