Friday Fun: a calçada com faixa para o celular

(Foto: Cliff Owen/AP Photo)

Com o uso cada vez mais amplo dos smartphones e demais dispositivos eletrônicos, veio o aumento expressivo do número de pedestres hospitalizados por conta de colisões nas calçadas, com outros pedestres.

As colisões com o pessoal conectado, que muitas vezes caminha sem tirar os olhos da tela, tornaram-se cotidianas e, para alguns, bem chatinhas. Para prevenir acidentes e desentendimentos, que tal uma calçada dividida em dois? Uma faixa para quem estiver caminhando com o celular na mão, outra para quem o deixou no bolso.

Essa ideia foi testada em Washington pela National Geographic para uma futura série de TV, sobre ciência comportamental, chamada Mind Over Masses. Depois de pintar a calçada, a equipe ficou por lá para registrar as reações. Alguns pedestres ignoraram a proposta; outros, já utilizando seus smartphones, sequer notaram a mudança; e muitos, como era esperado, pararam para registrar a novidade.

 

O mote da série é criar soluções interativas para os pequenos problemas cotidianos e mostrar como as pessoas se comportam diante delas. A opção pelas faixas com e sem celular veio de uma  outra já existente, que destina metade da calçada para quem estiver com pressa e outra para quem prefere caminhar mais devagar. E você, gostaria de uma calçada com faixas separadas?

Fonte: Quartz