Está no ar a Calculadora Global 2050

A Calculadora Global 2050 promete um avanço no debate sobre o clima, explorando diferentes cenários da relação entre as atividades humanas e as emissões de gases de efeito estufa até o ano de 2050. (Foto: Emma Jespersen/Flickr)

O Intergovernment Panel on Climate Change (IPCC) confirmou, em seu quinto relatório de avaliação (AR5), que as concentrações atmosféricas de gases de efeito estufa – dióxido de carbono (CO2), metano (CH4) e óxido nitroso (N2O) – têm aumentado gradativamente dede 1750 devido à atividade humana. O debate sobre o aquecimento global e as mudanças climáticas, fundamental para que se concretizem ações de mitigação climática, ganhou essa semana uma ferramenta que promete um avanço nesse sentido, ao permitir a visualização das emissões em escala global.

A Calculadora Global 2050 (Global Calculator 2050), que vinha sendo desenvolvida desde setembro do ano passado, já está disponível e pode dinamizar o debate em torno das mudanças climáticas, explorando diversos cenários da relação entre as atividades humanas e as emissões de gases de efeito estufa até o ano de 2050.

A plataforma permite que líderes empresariais, ONGs e governos analisem o total das emissões de CO2 em diferentes setores – transporte, produção de energia, agricultura, silvicultura – em escala global, e não apenas nacionalmente. A simulação a partir de diferentes modelos projeta os cenários correspondentes para o ano de 2050 e, dessa forma, é possível visualizar os impactos das emissões.

(Clique na imagem para acessar a ferramenta.)

Utilizando uma base científica sólida, a Calculadora Global terá um papel importante no combate às mudanças climáticas, orientando governantes e tomadores de decisão a respeito de onde concentrar os esforços para reduzir as emissões de gases de efeito estufa. Uma vez que 70% dessas emissões estão nas cidades, a ferramenta mostra a necessidade de se pensar em soluções de mobilidade urbana sustentável e planejamento urbano inovador para combater os efeitos das mudanças climáticas.

A Calculadora Global é resultado do trabalho de uma equipe internacional de instituições liderada pelo Departamento de Energia e Mudanças Climáticas (DECC) do Reino Unido. Também fazem parte da equipe WRI, Energy Research and Development International of China, Ernst & Young India, Climact (Bélgica), Climate Media Factory (Alemanha), Imperial College LondonLondon School of Economics and Political Science.

No vídeo abaixo, veja como a calculadora funciona: