Top 3: os posts mais lidos da semana

3. Mais ciclistas menos acidentes

Ciclistas em Boulder (Colorado, EUA): estudo mostra que o número de acidentes tende a diminuir quanto maior for o de ciclistas nas ruas (Foto: Joe Philipson/Flickr)

Por serem mais vulneráveis em relação aos carros, acredita-se que os ciclistas contribuem para o aumento do número de acidentes no trânsito dentro das cidades. Essa associação, contudo, é um equívoco. Um estudo da Universidade do Colorado, em Denver, nos Estados Unidos, mostra que a realidade pode ser diferente. O que os ciclistas possivelmente já sabem e o estudo veio provar é que o aumento no número de bicicletas circulando nas ruas ajuda a diminuir colisões e acidentes, tornando o trânsito mais seguro.

Leia mais →

 

2. Helsinque: repensando a mobilidade

Helsinque: cidade quer acabar com a dependência do carro até 2025 (Foto: Claudio Alejandro Mufarrege/Flickr)

No início deste ano, Hamburgo anunciou a ambição de estar livre dos carros em até vinte anos.

Hoje, junta-se à cidade alemã a capital finlandesa, Helsinque, que quer acabar com a dependência dos carros até 2025. Como? Fortalecendo o transporte coletivo! A cidade quer tornar o transporte público eficiente a ponto de fazer com que os moradores não sintam vontade de se locomover de outra forma.

Leia mais →

 

1. São Paulo prestes a ter obras de terceira linha de monotrilho

Monotrilho da Linha 15-Prata em testes na cidade de São Paulo (Foto: Ale Vianna/Photo Press/Estadão Conteúdo)

O monotrilho é a grande aposta do governo estadual paulista para tirar o atraso de obras metroferroviárias. Dois ramais estão em construção, e uma terceira linha terá o contrato de concessão assinado nos próximos dias: a Linha 18-Bronze, que vai ligar a estação Tamanduateí, zona sudeste de São Paulo, até o município de São Bernardo do Campo, passando por São Caetano e Santo André, na região metropolitana da capital.

Leia mais →