Top 3: os posts mais lidos da semana

3. TheCityFix na lista dos 20 sites mais procurados por planejadores urbanos!

O TheCityFix foi reconhecido pelas análises de alto nível sobre o desenvolvimento urbano sustentável nos países emergentes, um papel que esperamos continuar desempenhando por muito tempo. (Foto: Juan Felipe Rubio/Flickr)

Hoje o TheCityFix tem algo a celebrar. Nós fomos eleitos como um dos Top Blogs para Planejadores Urbanos pelo terceiro ano seguido. Desde que o TheCityFix foi lançado em 2007, temos trabalhado para oferecer aos nossos leitores análises sobre as principais questões urbanas, uma plataforma para pensamento inovador e troca de ideias e boas práticas de desenvolvimento sustentável. Nossos leitores estão em todas as partes do mundo e incluem engenheiros, empreendedores, planejadores urbanos e pesquisadores. São pessoas com interesse em aprender maneiras social e ambientalmente responsáveis de tornar as cidades lugares melhores para se viver e em como colocar esse aprendizado em prática.

Leia mais →

 

2. Os novos dados sobre sistemas BRT no mundo

(Fonte: BRTData.org)

O BRT, sistema de transporte coletivo que cresce rapidamente no mundo (conforme a figura 2, é um modal flexível, que combina estações, veículos, serviços, corredores exclusivos e elementos do sistema inteligente de transporte em um sistema integrado. Quem ganha com ele, é claro, são as pessoas. Ao dedicar vias exclusivas, evita-se o congestionamento, distâncias são aproximadas e as pessoas ganham mais tempo e saúde. Entre os grandes benefícios gerados pelo BRT, além dos citados, estão a redução de emissão de gases do efeito estufa, a segurança no trânsito e o incentivo à atividade física.

Leia mais →

 

1. A liberdade perdida com a liberdade

(Foto: Jonathan Kos-Read/Flickr)

Já parou para pensar em como muitas das tecnologias que chegaram com a promessa de trazer mais conforto e conveniência acabaram, no final, nos deixando mais ocupados, estressados e quase sempre sem tempo?

Possivelmente um dos principais exemplos para essa linha de pensamento seja o carro.

Leia mais →