Soluções inovadoras para os desafios urbanos

Sustentabilidade e inovação: concurso avalia projetos que visem a um futuro mais sustentável para as cidades por meio da inovação (Foto: Saletto/Reprodução)

A Embaixada Britânica está promovendo, com o apoio da Useful Simple Projects e do ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade, o Concurso GREAT para Cidades.

Criado para estimular o desenvolvimento de ações voltadas à sustentabilidade, o cocurso vai premiar cidades brasileiras com propostas para enfrentar os desafios urbanos nas seguintes áreas temáticas: transporte e mobilidade; gestão de resíduos; energias renováveis; ambiente construído; e infraestrutura inteligente e resiliência. As inscrições podem ser realizadas até as 18h do dia 1º de agosto de 2014.

As cidades devem apresentar projetos com ideias inovadoras de soluções dentro de uma ou mais das áreas temáticas. O júri vai avaliar experiências possam trazer mais inovação a esses setores. Podem se inscrever representantes municipais interessados em implementar mudanças dentro das administrações – mas atenção: cada cidade só pode indicar um representante, que deve ser indicado pelo prefeito. Clique aqui para baixar o formulário de inscrição.

Como premiação, os representantes das cidades selecionadas viajam para o Reino Unido, onde terão uma visão concreta de como as cidades de lá estão enfrentando os desafios socioeconômicos e ambientais por meio da inovação. Os vencedores do concurso visitarão diferentes experiências e poderão ter reuniões com diversas instituições, como Transport for London, Core Cities Group e Glasgow City Demonstrator Project.

Acesse o edital para mais informações.

O concurso é parte do programa Diálogos de Inovação, que surgiu com o objetivoem o objetivo de conectar e construir relacionamentos duradouros entre líderes de inovação do Reino Unido e do Brasil. Os Diálogos têm como foco o desafio de construir cidades sustentáveis por meio da inovação. O programa foi criado para reforçar as relações entre universidades, organizações de pesquisa e os setores público e privado no Brasil e no Reino Unido e pretende disponibilizar novas referências por meio de relatórios de pesquisa, eventos, concursos e redes de colaboração.