Aplicativo mapeia movimento humano nas cidades

A matéria-prima do aplicativo Human é o movimento humano nas cidades. Embora sua proposta seja incentivar 30 minutos de atividade física por dia aos usuários, detectando automaticamente quando um usuário caminha, pedala, corre ou utiliza transporte motorizado, ele faz muito mais do que isso. Os dados gerados pelos milhares de deslocamentos são transformados em mapas fascinantes que mostram a tendência de mobilidade urbana nas cidades.

Graças aos dados, podemos verificar não apenas a divisão modal por cidade, mas comparar duas ou mais cidades. No Rio de Janeiro, por exemplo, a maioria das viagens é feita por bicicleta ou transporte motorizado, conforme os mapas abaixo

Viagens de bicicleta no Rio

 

 Viagens motorizadas no Rio

Divisão modal

O Human também traz um gráfico da divisão modal por cidade ao lado da média das demais cidades:

 

Vamos descobrir quanto as pessoas pedalam nas cidades onde a bicicleta é um dos principais meios de transporte?

Copenhague

Amsterdã

Dublin

Também podemos comparar, lado a lado, onde as pessoas mais pedalam, entre Bankok (mapa da esquerda) e Nova York (mapa da direita), por exemplo:

Os mapas, por si só, já são incríveis. Mas o vídeo do app, que traz a informação em movimento, é ainda mais surpreendente. Assista:

Para instalar o Human, basta ter um iPhone. Graças a usuários de todo o mundo, o app também tem o ranking das cidades mais ativas do mundo. Ou daquelas onde a bicicleta é mais popular, ou onde o carro é, por exemplo. Entre as cidades que mais pedalam, uma ótima surpresa foi saber que o Rio de Janeiro figura na terceira posição, atrás de Amsterdã e Copenhague – lembrando que os dados são registrados a partir do movimento dos usuários do aplicativo! Confira os outros rankings no site.